O discurso do brincar digital como auxiliar da atenção para a aprendizagem: linhas de fuga

Abstract

Este texto explora as linhas de fuga do dispositivo do desenvolvimento, valendo-se de pesquisas já realizadas sobre o brincar das crianças em relação às tecnologias digitais na Educação. No dispositivo do desenvolvimento, observamos que este agencia saberes e práticas educativas da infância onde se efetiva o brincar com as tecnologias digitais como um meio que estimula o desenvolvimento (progressivo) cognitivo e fornece meios facilitadores para a aprendizagem escolar. No contexto do desenvolvimento da aprendizagem, destaca-se a atenção como um elemento essencial para a realização de tarefas cognitivas. Deste modo, o brincar com as tecnologias é compreendido como um recurso no processo de aprendizagem, direcionando a atenção das crianças para estímulos externos e objetos, facilitando a absorção e busca de informações. Aqui, a incapacidade de processar essas informações externas é interpretada como desatenção e falta de concentração. Neste texto, abordaremos as linhas de fuga do dispositivo do desenvolvimento a partir das experiências dos autores que geraram ideias, o que ali permaneceu em potencial, como virtualidades a serem atualizadas. Ao olharmos para essas linhas de fuga, percebe-se que a propensão das crianças à dispersão reflete um desejo por novidades em relação ao mundo, o que dificulta manter uma experiência consistente e intensa por muito tempo. Ao contrário de situações em que a concentração é necessária, a atenção no brincar digital demanda uma forma de distração focada. É uma atenção à temporalidade, envolvendo um desafio temporal em vez de espacial.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Adilson Cristiano Habowski, Universidade La Salle (UNILASALLE)

Doutor em Educação pela Universidade La Salle (UNILASALLE). Pós-doutorando em Educação pela mesma instituição com bolsa do CNPq (Pós-Doutorado Júnior – PDJ). Professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI).

Cleber Gibbon Ratto, Universidade La Salle (UNILASALLE)

Doutor em Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professor e Pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado/Doutorado) da Universidade La Salle (UNILASALLE), Canoas–RS– Brasil. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. 

References

BERGSON, Henri. O pensamento e o movente. Introdução. Bergson. São Paulo: Abril Cultural, 1979.

DELEUZE, Gilles. O que é um dispositivo. In: BALIBAR, E. et al. Michel Foucault filósofo. Tradução: Wanderson Flor do Nascimento. Barcelona: Gedisa, 1990. p. 155-161.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: Capitalismo e Esquizofrenia, v. 2. Tradução: Ana Lúcia de Oliveira e Lúcia Cláudia Leão. Rio de Janeiro: Ed. 34, 2010.

DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. Rio de Janeiro: Graal, 1988.

DELEUZE, Gilles. O abecedário de Gilles Deleuze. Entrevista com Gilles Deleuze. Editoração: Brasil, Ministério da Educação, TV Escola, 2001. Paris: Éditions Montparnasse, 1997, VHS, 459min.

DREYFUS, Hubert; RABINOW, Paul. Michel Foucault: uma trajetória filosófica – para além do estruturalismo e da hermenêutica. Rio de Janeiro: Forense Universitária,1995.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 2002.

FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. São Paulo: Martins Fontes, 1987.

FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade I: a vontade de saber. Tradução: Maria Thereza da Costa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. Rio de Janeiro: Graal, 1988.

FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade II: o uso dos prazeres. Rio de Janeiro: Graal, 2001.

FOUCAULT, Michel. Tecnologías del yo y otros textos afines. Barcelona: Siglo Veintiuno, 1990.

FOUCAULT, Michel. Sobre a História da sexualidade. In: FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 2000. p. 243-27.

HABOWSKI, Adilson Cristiano. O brincar das crianças em tempos digitais: a produção de discursos na Educação. 2023. 295f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade La Salle, Canoas, 2023.

HABOWSKI, Adilson Cristiano; RATTO, Cleber Gibbon. Cuidado! As crianças estão em risco: a periculosidade no brincar digital. Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão, v. 16, n. 35, p. 1-17, 2023. DOI: 10.20952/revtee.v16i35.18880

KASTRUP, Virgínia. Aprendizagem, arte e invenção. Psicologia em Estudo, Maringá, v.6, n.1, p.17-27, jan./jun. 2001.

KASTRUP, Virgínia. Políticas cognitivas na formação do professor e o problema do devir-mestre. Educ. Soc., Campinas, vol.26, n.93, p.1273-1288, Set./Dez. 2005.

KASTRUP, Virgínia. O Aprendizado da Atenção na Cognição Inventiva. Psicologia & Sociedade, Belo Horizonte, v. 16, n. 3, p. 7-16, 2004.

Published
2024-10-30
How to Cite
Habowski, A. C., & Ratto, C. G. (2024). O discurso do brincar digital como auxiliar da atenção para a aprendizagem: linhas de fuga. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 11(28), 314-329. https://doi.org/10.55028/pdres.v11i28.21152