Educação sexual na perspectiva da educação especial e inclusiva: uma revisão bibliográfica

Resumo

Estudos apontam para um intenso déficit na Educação Sexual de pessoas com deficiência, principalmente deficiência intelectual (DI), levando esses indivíduos a manterem vários conceitos equivocados sobre sexualidade, o que faz com que o sexo inseguro e a vitimação por abuso sexual ocorra com mais frequência entre esse público. Diante desse cenário, esse trabalho tem como relevância e finalidade, fortalecer o debate sobre a Educação Sexual de pessoas com DI e desenvolver uma base de conhecimento, que possa ajudar professoresa fornecer Educação Sexual de qualidade. Para isso, elegeu-se a pesquisa bibliográfica como metodologia de investigação. Os resultados mostram que pessoas com DI, não têm tido Educação Sexual de qualidade, seja em casa, ou na escola, comprometendo assim a vivência da sua sexualidade. Conclui-se que é de suma importância a inserção de conteúdos sobre Educação Inclusiva e Educação Sexual nas grades curriculares dos cursos de graduação em Licenciatura, para que os professores possam trabalhar interiormente suas questões sexuais, preconceitos e tabus, e adquirir os conhecimentos e estratégias necessárias para mediar a Educação Sexual de pessoas com DI.

 

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Publicado
2024-12-19
Como Citar
Jesus, A. S. de, & Araújo, A. D. de. (2024). Educação sexual na perspectiva da educação especial e inclusiva: uma revisão bibliográfica. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 11(29), 197-210. https://doi.org/10.55028/pdres.v11i29.21680
Seção
Artigos de fluxo contínuo