Sexualidade na escola: perspectiva de gestores de instituições públicas de Natal / RN
Abstract
Falar de sexualidade é tratar de uma dimensão humana. Portanto, atinge a todos. Consiste no lidar com uma das múltiplas dimensões das diferenças, o que deixa clara a necessidade de atenção ao tratamento do tema nos contextos escolares para que esse não seja banalizado em um processo homogeneizador de discursos, práticas e representações. A fim de compreender o fenômeno, um dos primeiros requisitos a atender é conhecer as percepções dos gestores escolares sobre o assunto. Por isso, objetiva-se discorrer sobre as percepções de gestores de escolas públicas de Natal-RN sobre educação, diversidade e sexualidade com atenção a um subtema específico: sexualidade. Para tanto, além de pesquisa bibliográfica, trabalhou-se com análise de entrevistas realizadas com gestores de escolas públicas à luz de abordagem qualitativa de pesquisa. Apesar da existência de normas legais e mesmo de políticas públicas contra a manifestação de preconceitos nas instituições escolares, vê-se que escolas básicas constituem-se em espaço para discursos e práticas discriminatórios decorrentes da falta de conhecimento sobre as variáveis do tema diversidade e sua relação com a educação por parte mesmo dos seus principais representantes: os gestores escolares. A formação inicial de professores que, posteriormente assumem a função de gestores escolares articulada com a temática da diversidade e suas diretrizes (assim como a formação continuada) pode ser um dos caminhos para mudanças nesse cenário.
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