Chamada para o dossiê temático: “PROCESSOS EDUCATIVOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA E FORMAÇÃO DOCENTE”
Tendo em vista que na 232ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior da Capes foi aprovado o Mestrado Profissional em Educação, no Câmpus de Naviraí (CPNV) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), e que uma das Linhas de Pesquisa intitula-se “Formação Docente e Práticas Pedagógicas”, surgiu a necessidade de publicar um dossiê temático sobre a referida Linha, no periódico “Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade”, que se tornará a revista oficial do Mestrado Profissional em Educação que será implantado no CPNV/UFMS.
Assim, convidamos a todas as pessoas para contribuir com o Dossiê Temático “Processos Educativos na Educação Básica e Formação Docente”, cujo objetivo é apresentar reflexões que abordem a multiplicidade das práticas e dos processos pedagógicos, com respeito às suas dimensões ética, estética e política. Destaca-se neste contexto, o papel crucial da formação docente para a qualidade do ensino.
A educação básica no Brasil é composta pelas etapas da educação infantil, ensino fundamental e médio, tem como finalidade promover o desenvolvimento integral do estudante, mediante processos intencionais que envolvem a formação da sensibilidade e a democratização das produções humanas, em prol da construção de conhecimentos e do desenvolvimento da consciência. Nas etapas supracitadas busca-se garantir condições para que os sujeitos possam atuar no mundo e aprender ao longo da vida, por meio de disposições que estimulam o pensamento crítico, autônomo e responsável.
Pensar os limites, as possibilidades e os alcances das práticas pedagógicas e da formação docente exige posturas poéticas, no sentido de imaginar e realizar o que ainda não existe, mas é desejável e passível de concretização pelas ações humanas. Assim, é necessária e premente uma atitude consciente em relação aos desafios que ameaçam a educação, entre os quais destacamos as crenças mensuracionistas, que reduzem o aprendizado a números e métricas; as abordagens mecanicistas, com currículos que menosprezam as especificidades do contexto escolar e se efetivam com foco excessivo na técnica, o que eventualmente pode levar à negligência da dimensão formativa e humana do ensino.
No Dossiê serão aceitos artigos teóricos e empíricos de diferentes áreas do conhecimento, com reflexões que tematizam a educação básica em suas práticas e processos pedagógicos, com a possibilidade de articulação com a formação docente.
Organizadoras do dossiê temático: Dra. Roseli Maria Rosa de Almeida (UFMS), Dra. Célia Regina de Carvalho (UFMS) e Dra. Erika Natacha Fernandes de Andrade (UFMS)
Submissão dos artigos: até 31 de janeiro de 2025
Publicação: v. 12, n. 31, abr./jun., 2025
Normas editoriais: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/about/submissions