Direitos das crianças, educação infantil e o ensino remoto: uma análise a partir das DCNEI’S e da BNCC
Resumen
A presente pesquisa está ancorada nos pressupostos que regulam os direitos da criança à Educação Infantil, os quais devem ser assegurados nas distintas situações. Ao partir dessa premissa, o estudo debruça-se em problematizar a garantia desses direitos no âmbito do ensino remoto, advindo da necessidade de distanciamento social pela pandemia mundial de Covid-19. O objetivo da pesquisa é o de analisar os princípios pedagógicos para as crianças, elucidados nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI), e os direitos de aprendizagem, previstos na Base Nacional Curricular Comum (BNCC), na realização do ensino de forma remota, entre 2020 e 2021. Para tanto, foram analisados esses dois materiais, tendo como lentes teórico-metodológicas os Estudos Foucaultianos em Educação, tendo a governamentalidade como grade de análise, operando com o conceito de governamento. Como apontamentos, nota-se um afastamento de muitos dos princípios educativos presentes nas DCNEI e na BNCC, durante o ensino remoto, refletindo em outra concepção dessa etapa da Educação Básica.
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