Contra o determinismo tecnológico: um olhar anticapitalista e feminista à tecnologia

Resumen

Este texto aborda os limites e os problemas na ideia da neutralidade da tecnociência e no “determinismo tecnológico” a partir da perspectiva de teorias críticas feministas. Essa corrente determinista de pensamento defende não só a tese de que a tecnociência é neutra, mas também a de que o desenvolvimento da tecnologia é determinado e, portanto, inevitável. Além de colocar alguns exemplos das impossibilidades históricas e lógicas contidas nessa perspectiva, este artigo apresentará os principais argumentos acerca da dimensão ideológica do determinismo tecnológico (Feenberg, 2002; Wajcman, 1991). No entanto, outros olhares para os fenômenos tecnológicos são possíveis para além das barreiras deterministas. Este artigo abordará algumas críticas de Adorno e Horkheimer à racionalidade, aqui interpretada como tecnocientífica (Dialética do Esclarecimento, 1985), a teoria crítica da tecnologia de Andrew Feenberg (Transforming Technology, 2002) e a proposta tecnofeminista de Judy Wajcman (Feminism confronts technology, 1991, e Technofeminism, 2004) na tentativa de elaborar uma interpretação anticapitalista e feminista das chamadas evoluções tecnológicas. Com esse movimento, o objetivo é fortalecer esforços sempre crescentes de politização da tecnociência e de desmitificação do progresso técnico. A partir desses esforços, pretende-se também que este artigo seja mais um estímulo para imaginar e reconhecer verdadeiras possibilidades de emancipação que objetos tecnológicos podem nos oferecer.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Giovanna Möller, Universidade Federal do ABC (UFABC)

Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do ABC (UFABC) e pesquisadora vinculada ao grupo “Nexos: teoria crítica e pesquisa interdisciplinar/Sudeste”, na linha de pesquisa "Teoria crítica da tecnologia".

Citas

ADORNO, Theodor. Dialética do Esclarecimento. 1ª ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.

ADORNO, Theodor. Progresso. Lua nova: Revista de Cultura e Política, São Paulo, v. 27, p. 217-236, 1992.

FEENBERG, Andrew. Transforming technology: A critical theory revisited. Oxford University Press, 2002.

HARDING, Sandra. The science question in feminism. Cornell University Press, 1986.

MACKENZIE, Donald; WAJCMAN, Judy. The social shaping of technology. Londres: Open University Press, 1999.

WAJCMAN, Judy. Feminism confronts technology. Penn State Press, 1991.

WAJCMAN, Judy. Technofeminism. Cambridge: Polity, 2004.

Publicado
2023-06-17
Cómo citar
Möller, G. (2023). Contra o determinismo tecnológico: um olhar anticapitalista e feminista à tecnologia. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 10(23), 192-203. https://doi.org/10.55028/pdres.v10i23.16906