Análise do discurso de documentos oficiais sobre educação de bebês e crianças bem pequenas

Resumen

Este artigo discute a integração entre cuidar e educar na Educação Infantil, com foco especial em crianças menores de três anos. Para tanto, o objeto de análise foram documentos oficiais do Ministério da Educação (MEC) que oferecem orientações ao trabalho pedagógico com base na indissociabilidade do binômio cuidar e educar, ressaltando a necessidade da continuidade da exploração e aprimoramento do trabalho docente a fim de garantir o desenvolvimento para crianças em seus primeiros anos de vida no contato com o mundo. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa, de caráter descritivo-analítico, que envolve o procedimento de análise documental. Analisamos os seguintes documentos: Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI), Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Como conclusão, a análise desses documentos possibilitou perceber a presença de uma preocupação e certa evolução na compreensão do binômio, com uma ênfase crescente nas especificidades das práticas pedagógicas para bebês e crianças menores de três anos. Por fim, destacamos a necessidade de comprometimento contínuo com a melhoria da qualidade da Educação Infantil, incluindo a formação profissional e desenvolvimento de processo educativos que sejam capazes de fortalecer princípios de cuidado e educação.

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Biografía del autor/a

Klinger Teodoro Ciríaco, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos-SP

Professor Adjunto do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP) do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH) da Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, São Carlos-SP. Pós-Doutor em Educação para a Ciência pela UNESP, Câmpus Bauru. Docente Permanente dos Programas de Pós-Graduação em Educação (Acadêmico e Profissional) da UFSCar, linha de pesquisa "Educação em Ciências e Matemática"; e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFMS atuando na linha de pesquisa "Formação de Professores e Currículo". Líder do "MANCALA - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente" (CNPq/UFSCar).

Fernando Schlindwein Santino, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos-SP

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) São Carlos - São Paulo. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Isabella de Freitas Noronha , Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos-SP

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – São Carlos-SP.

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Publicado
2024-10-30
Cómo citar
Ciríaco, K. T., Santino, F. S., & Noronha , I. de F. (2024). Análise do discurso de documentos oficiais sobre educação de bebês e crianças bem pequenas. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 11(28), 214-234. https://doi.org/10.55028/pdres.v11i28.20664