Práticas pedagógicas para séries iniciais do ensino fundamental: um estudo de caso sobre infâncias e negritude

Resumen

A infância é um período de extrema importância para a formação da criança tanto em aspectos cognitivos como de valores e conhecimentos sobre respeito, diferença e diversidade. Tornando-se imprescindível a apreensão, discussão e aplicabilidade sobre as questões étnico-raciais desde muito cedo nos espaços educacionais, para isso, essa pesquisa tem como objetivo compreender como as trajetórias e práticas pedagógicas de professoras podem acarretar na aprendizagem de crianças em séries iniciais do ensino fundamental a partir das relações étnico-raciais. O que torna justificável a pesquisa, pelas inúmeras situação de discriminação que uma criança preta ou parda vivencia em sala aula, tanto na relação por adulto-criança, bem como por criança-criança. Para desenvolver essa análise, utilizaremos a ferramenta da interseccionalidade para discorrer sociologicamente sobre raça, em consonância com as questões de gênero, etariedade, classe social e formação profissional, almejando obter quais as implicações que o preconceito e discriminação racial podem impactar em vidas infantis pretas. Como embasamento, tomaremos como suporte autoras que discutem a infância como Cavalleiro e Cardoso e, para as questões da negritude, Bento, Carneiro e Diallo. Para os resultados, apontar como a trajetória e formação profissional  podem incorrer em práticas pedagógicas desalinhadas com os dispositivos legais como o ECA/1990; DCNEI/09 e a Lei 10639/03.

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Biografía del autor/a

Nubea Rodrigues Xavier, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Doutora e mestra em Educação pelo Programa de Pós-graduação de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Docente da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) Chefe do setor de Relações étnico-raciais/DAFE/PROAFE/UEMS. Desenvolve pesquisas no CEPEGRE/ Centro de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação, Gênero, Raça e Etnia (CEPEGRE)/UEMS; GPEPC/Grupo de pesquisa educação e processo civilizador/UFGD e no GEPEFORDI/Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Educação, políticas, Formação de Professores, Diversidade e Inclusão/UEMS.

Cintia Santos Diallo, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Doutora em História pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), com Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) Campus do Pantanal (CPAN). Professora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Coordenadora do Centro de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação, Gênero, Raça e Etnia (CEPEGRE). Chefe da Divisão de Ações Afirmativas e Equidade/PROAFE/UEMS. Pesquisadora CÁTEDRA UNESCO/UFGD. Membro Conselho Editorial Revista África e Africanidades. Vice líder Grupo GEPEGRE/CNPq.

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Publicado
2024-10-30
Cómo citar
Xavier, N. R., & Diallo, C. S. (2024). Práticas pedagógicas para séries iniciais do ensino fundamental: um estudo de caso sobre infâncias e negritude. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 11(28), 330-348. https://doi.org/10.55028/pdres.v11i28.20970