Entre fronteira e cerca de arame: os desafios da alfabetização durante a pandemia em uma escola de Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul

Resumen

Este trabalho objetivou discutir e refletir sobre os desafios da alfabetização de estudantes durante o período da pandemia de COVID-19 em uma escola municipal na região de fronteira entre as cidades de Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul e Pedro Juan Caballero, no Paraguai. O aporte metodológico pautou-se na pesquisa qualitativa, com base na pesquisa de campo, cujo instrumento foi a entrevista semiestruturada feita com três professoras do ensino fundamental da referida escola. Os resultados apontaram as dificuldades dos professores em relação a distância física dos alunos ao serem alfabetizados, uma vez que o processo de alfabetização exige diálogo, interação e acompanhamento constante. Indicaram a necessidade dos docentes em aprender de forma aligeirada e insuficiente o manuseio das novas tecnologias, a fim de atender as novas demandas educacionais. Ademais, evidenciaram a carência de ferramentas adequadas, como, por exemplo, celular, notebook, computador de mesa e o acesso à uma internet de qualidade, tanto para as famílias dos estudantes como para os próprios docentes, o que torna-se imprescindível para o ensino e a aprendizagem, em especial no período de pandemia.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Ilma Saramago de Souza, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGDU) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Três Lagoas (CPTL) e de cursos de graduação do Campus de Ponta Porã (CPPP).

Natália Cristina de Oliveira , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), como Pós-Doutorado pela mesma instituição. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGDU) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Três Lagoas (CPTL) e de cursos de graduação do Campus de Ponta Porã (CPPP).

Maria Luisa Magalhães Martines, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Professora da rede municipal de Ponta Porã / MS.

Citas

AQUINO, Estela et al. Medidas de distanciamento social no controle da pandemia de COVID-19: potenciais impactos e desafios no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, v. 25, n. 1, p. 2423-2446, 2020.

BARRETO, Jureniceda Silva; AMORIM, Marília Rafaela Oliveira Requião Melo; CUNHA, Celio da. A Pandemia da Covid-19 e os impactos na educação. Revista JRG de Estudos Acadêmicos, v. 3, n. 7, p. 792-805, jul./dez., 2020.

BOUFLEUR, Emne Mourad. Diversidade cultural e interculturalidade: desafios de escolas públicas na fronteira Brasil Paraguai. 159 fl. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Universidade Federal da Grande Dourados. Dourados-MS, 2014.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 1990.

BRASIL. Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Folha informativa COVID19 - Escritório da OPAS e da OMS no Brasil. Brasília, 2020. Disponível em: https://www.paho.org/pt/covid19 Acesso em: 18 nov. 2022.

MATO GROSSO DO SUL. Normativas para combate a COVID-19 - CEE/MS. Mato Grosso do Sul, 2020.

MATO GROSSO DO SUL. Decreto nº 15.393, de 17 de março de 2020. Mato Grosso do Sul, 2020.

MATO GROSSO DO SUL. Exército inicia fechamento da fronteira de Ponta Porã com Pedro Juan Caballero. Campo Grande News, 2020. Disponível em: https://www.campograndenews.com.br/cidades/interior/exercito-inicia-fechamento-da-fronteira-de-ponta-pora-com-pedro-juan-caballero. Acesso em: 18 nov. 2022.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. - São Paulo: Atlas,2008.

IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Brasileiro de 2021. População de Ponta Porã. IBGE, 2021. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ms/ponta-pora/panorama. Acesso em 18 nov. 2022.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo, SP: Atlas 2003.

LAGUNA, Thalyta Freitas dos Santos; HERMANNS, Tanandra; SILVA, Ana Claudia Pinto da; Liana RODRIGUES, Nolibos; ABAID, Josiane Lieberknecht Wathier. Educação remota: desafios de pais ensinantes na pandemia. Rev. Bras. Saúde Matern. Infant., Recife, v. 21, n. 2, S403-S412, maio, 2021.

MORTATTI, Maria do Rosario Longo. Alfabetização no Brasil: uma história de sua história (org.). São Paulo: Cultura Acadêmica; Marília: Oficina Universitária, 2011.

MORTATTI, Maria do Rosario Longo. Métodos de alfabetização no Brasil: uma história concisa [online]. São Paulo: Editora UNESP, 2019, 175 p.

SANTOS, Carmi Ferraz; MENDONÇA, Marcia. Alfabetização e letramento: conceitos e relações Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

SANTANA, Maria Luiza. Práticas pedagógicas na região de fronteira: um olhar a partir de escolas de Ponta Porã. Educação - Santa Maria, v. 43, n. 1, p. 75-88, jan./mar. 2018.

SILVA, Maria Letícia Da et al. Alfabetização de crianças em tempo de pandemia e aulas remotas: o que dizem e fazem os(as) professores (as)?. Anais VII CONEDU - Edição Online... Campina Grande: Realize Editora, 2020. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/67917. Acesso em: 18 nov. 2022

SOARES, Magda. Alfabetização e letramento: caderno do professor Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2005.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. - Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2016.

SOARES, Magda. Alfabetização e Letramento. 7 ed. São Paulo: Contexto, 2017.

SOARES, Magda. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2020.

ROJO, Roxane. Alfabetização e letramento: perspectivas linguísticas. São Paulo: Mercado de Letras, 1998.

Publicado
2024-10-30
Cómo citar
Souza, I. S. de, Oliveira , N. C. de, & Martines, M. L. M. (2024). Entre fronteira e cerca de arame: os desafios da alfabetização durante a pandemia em uma escola de Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 11(28), 349-364. https://doi.org/10.55028/pdres.v11i28.21042