A socialização como aspectos formativos do professor da infância: questões introdutórias
Resumen
O artigo objetivou analisar as estratégias utilizadas por professores da educação infantil como elemento que promove a interação social e o desenvolvimento profissional, abordando a socialização como aspecto catalisador do processo de formação inicial docente no contexto escolar. A pesquisa é resultado das vivências no Estágio Supervisionado na Educação Infantil desenvolvida de forma remota, no período da Pandemia do Covid-19. Os questionamentos que conduziram nossas investigações foram: as atividades cotidianas na EMEI, organizadas de forma intencional ou não pelas professoras regentes, possibilitou a socialização de discentes/docentes? Se sim, como elas contribuem para a formação de professores para infância? Se não, quais as dificuldades encontradas pelos acadêmicos de Pedagogia, durante a imersão na sala de aula? A metodologia utilizada foi a pesquisa participante em uma Escola Municipal de Educação Infantil - EMEI , em Altamira – PA, além da análise relatórios de estágio de cinco discentes, que apresentou os resultados: sob a ótica discentes, a professora ao criar estratégias educativas visando a aprendizagem das crianças da educação infantil, possibilitou a sociabilidade entre os pares e ao desenvolver ludicamente as aulas remota, produziu conhecimentos, permitindo aos sujeitos serem protagonistas e autores da vida pessoal, coletiva e profissional.
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Citas
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