Primeiras ações de atendimento à infância em Naviraí/MS: Clube de Mães e o Centro Integrado de Educação Maria José S. Cançado

Resumen

Este texto tem como objetivo apresentar o retrato das primeiras ações de atendimento a infância na região sul de Mato Grosso do Sul, e pretende contribuir para o cenário do início do atendimento à infância na região, por meio do Clube de Mães vinculado ao Projeto Casulo e a Legião Brasileira de Assistência, assim como a implementação da primeira creche pública no município de Naviraí no Mato Grosso do Sul. Nesse período há uma mudança significativa no processo administrativo da creche quando ela passa a ser responsabilidade da Gerência Municipal de Educação e não mais da gestão da Gerência da Assistência Social no município. As fontes utilizadas são documentais e fizeram parte de dois trabalhos concluídos uma tese de doutorado e uma dissertação de mestrado, para isso utilizamos os documentos de criação e implementação das instituições, assim como registros fotográficos. Consideramos que o município de Naviraí pode ser um dos primeiros municípios no estado a iniciar o processo de transferência do atendimento da Assistência Social para a Educação. Assim as exigências sociais e legais fizeram com que as mudanças fossem ocorrendo e alterações no cenário do atendimento à criança foi se configurando por meio de transformações dos espaços, da profissionalização docente e a partir da municipalização dos recursos.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Giseli Tavares de Souza Rodrigues, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutora em educação pela Universidade Federal da Grande Dourados/UFGD (2023), também possui mestrado em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados/UFGD (2019) e é graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2013). Atualmente atua como escritora, palestrante, criadora de conteúdo digital, professora e educadora parental com atendimento on-line. Professora na Rede Municipal de Ensino de Naviraí Mato Grosso do Sul, Brasil.

Larissa Wayhs Trein Montiel, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutora em Educação na linha de História Memória e Sociedade na Universidade Federal da Grande Dourados no ano de 2019. Mestrado em Educação na linha de História da Educação, Memória e Sociedade, na Universidade Federal da Grande Dourados no ano de 2010. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal da Grande Dourados no ano de 2007. Atualmente é professora do quadro efetivo da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus Naviraí, pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Prática Educativa e Tecnologia Educacional - GEPPETE- sendo a Líder da Linha de Pesquisa Práticas Educativas e Formação Docente. 

Citas

AZEVEDO, Gislaine; SARAT, Magda. História da infância no Brasil: contribuições do processo civilizador. Educação e Fronteiras, v.5 n.13, 2015.

Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/5176. Acesso em 12 de jun. 2022.

ABRAMWICZ. A. O direito das crianças à educação infantil. Pró-Posições. v. 14, n. 3 (42), p. 13-24, set./dez. 2003.

BRASIL. Decreto-Lei nº 4.830, de 15 de outubro de 1942. Estabelece contribuição especial para a Legião Brasileira de Assistência e dá outras providências. Disponível em: http://www. planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/1937-1946/Del4830.htm/. Acesso em: 6 abr. 2018.

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente Lei nº 8.069, de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em: 6 abr. 2018.

BRASIL. Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Senado Federal. Coordenação de Edições Técnicas, 2017, 58 p. Disponível em: http://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/529732/lei_de_diretri zes_e_bases_1ed.pdf. Acesso em: 18 mar. 2018.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 5 de outubro de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituição compilado.htm. Acesso em: 11 mar. 2018.

BRASIL. Lei Complementar nº 31, de 11 outubro 1977. Cria o Estado de Mato Grosso do Sul, e dá outras providências. Brasília, 11 de outubro de 1977. Disponível em: http://www. planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lcp/lcp31.htm. Acesso em: 31 mar. 2018.

BRASIL. Mato Grosso do Sul. Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (SEMADE). Perfil Estatístico de Mato Grosso do Sul. Ano base, 2015. Campo Grande: SEMADE, 2016, 109 p. Disponível em: https://www.seilog.ms.gov.br/. Acesso em: 18 jul. 2024.

BURKE, P. Testemunha ocular: o uso de imagens como evidência histórica. In: BURKE, P. (Org.). Tradução Vera Maria Xavier dos Santos. Editora Unesp Digital: São Paulo, 2017.

ELIAS, Norbert. A sociedade dos indivíduos. Organização de Michael Schoter, tradução de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.

ELIAS, Norbert. Conceitos sociológicos fundamentais. In: NEIBURG, F.; WAIZBORT, L. (Org.). Escritos e ensaios. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006, p. 21-33.

ELIAS, Norbert. O processo civilizador. In: ELIAS, N. (Org.). O processo civilizador. Tradução de Ruy Jungmann. Revisão e apresentação de Renato Janine Ribeiro. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.

ELIAS, Norbert. A civilização dos pais. Revista Sociedade e Estado, Brasília, v. 27. n. 3, p. 469-493, set./dez. 2012.

FARIA, H. A. Trajetórias de professores homens que atuaram com crianças no interior de Mato Grosso do Sul (1962-2007). 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação FAED - Universidade Federal da Grande Dourados − UFGD. Dourados/MS.

FERREIRA, Eliana Maria. "Você parece criança!" Os espaços de participação das crianças nas práticas educativas. 2012. 158 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação. Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados/MS, 2012.

GRATIVOL, Samara. Educação pré-escolar em Dourados. A Escola Serviço de Educação Integral – SEI (1980-1995). 2017. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação. Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2017.

KRAMER, Sônia. (Org.). Políticas do pré-Escolar no Brasil: a arte do disfarce. 5. ed. São Paulo: Cortez, 1995.

KUHLMANN JUNIOR, Moysés. Infância e educação infantil: uma abordagem histórica. 4. ed. Porto Alegre: Mediação, 2007.

KUHLMANN JUNIOR, Moysés. Parque Infantil: a singularidade e seus componentes. Educar em Revista, v. 35. n. 77, p. 223-244, set./out. 2019.

LE GOFF, Jacques. História e memória. Tradução de Bernardo Leitão et al. Campinas, SP: Ed. da Unicamp, 1990 (Coleção Repertórios). Disponível em: https://www.ufrb.edu.br/ppg com/images/Hist%C3%B3ria-e-Mem%C3%B3ria.pdf. Acesso em: 10 jul. 2024.

MATO GROSSO DO SUL. Plano Estadual de Educação. 2014. Disponível em:

http://www.sed.ms.gov.br/wp-content/uploads/2015/05/pee-ms-2014.pdf. Acesso em: 10 mar. 2022.

MONTIEL, Larissa Wayhs Trein. Da Assistência à Educação Infantil: a transição do atendimento à infância no município de Naviraí - MS (1995-2005). 2019. 233 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2019.

NAVIRAÍ, Mato Grosso. Estatuto do Clube de Mães. Aprovado pela diretoria de 1974. Naviraí - Mato Grosso, 3 de junho, C.M.N. Registro no 387. Dourados/MT, 1974.

NAVIRAÍ, MS. Plano Municipal de Educação. Prefeitura Municipal de Naviraí, 2004 - 2014. Acervo – Gerência Municipal de Educação.

NAVIRAÍ, MS. Plano Municipal de Educação. Prefeitura Municipal de Naviraí, 2015-2025. Acervo – Gerência Municipal de Educação.

ROSEMBERG, Flúvia. A LBA − o Projeto Casulo e a Doutrina de Segurança Nacional. In: FREITAS, C. M. História social da infância no Brasil. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2006, p. 141-162.

RODRIGUES, Giseli Tavares de Souza. História do clube de mães e as origens do atendimento à criança pequena em Naviraí/MS (1974-1990). 2018. 172 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, 2018.

SANTOS, Ronise Nunes. A história da “Casa Escola O Infantil do Bom Senso. 2015. 2015. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – FAED, Faculdade de Educação – Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados/MS, 2015.

SANTOS, Elton Castro Rodrigues; SÁ, Elizabete Figueiredo. Educação infantil em Mato Grosso (1920 -1945). In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 26, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: ANPUH, jul. 2011.

SARAT, Magda. A infância e a formação de Mozart: contribuições á educação infantil. Cadernos de Estudos Sociais, v. 25 n.1, 2011, p. 91-102. Disponível em: https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1445/1165. Acesso em 20 de jul. 2022.

SILVA, Claudemir Dante. Família e educação infantil: relações interdependentes. 2015. 111 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados/MS, 2015.

SILVA, Anamaria Santana; SOUZA, Rosa Fátima. Recordando e colando: as origens da educação infantil nas escolas públicas de Mato Grosso do Sul. In: MONARCHA, C. (Org.). Educação da infância brasileira 1875 – 1983. Campinas/SP: Autores Associados, 2001, p. 232-270.

SILVA, Anamaria Santana. Políticas de atendimento à criança pequena no Mato Grosso do Sul 1983/1990. 1997. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Campinas, Campinas/SP, 1997.

SCAVONE, Darci Terezinha de Luca. Marcas da história da creche na cidade de São Paulo: as lutas no cotidiano (1976-1984). 2011. 167f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco, Itatiba/SP, 2011.

YAMIN, Giana Amaral. A evolução do atendimento pré-escolar do Estado de Mato Grosso do Sul a partir de uma análise do histórico das propostas governamentais. 2001. Dissertação de (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos/SP, 2001.

Publicado
2024-10-30
Cómo citar
Rodrigues, G. T. de S., & Montiel, L. W. T. (2024). Primeiras ações de atendimento à infância em Naviraí/MS: Clube de Mães e o Centro Integrado de Educação Maria José S. Cançado. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 11(28), 274-296. https://doi.org/10.55028/pdres.v11i28.21098