O uso do cinema na educação em Psicologia: uma revisão integrativa da literatura
Resumen
Este estudo investiga o uso do cinema como ferramenta pedagógica no processo de ensino-aprendizagem na formação em Psicologia. Diante de um cenário que exige metodologias mais ativas e integradas no ensino superior, conforme apontado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Psicologia, o cinema surge como um recurso inovador capaz de ampliar a formação dos futuros psicólogos. A pesquisa tem como objetivo investigar a literatura científica sobre o uso do cinema como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem na formação do psicólogo. Com base em uma revisão integrativa de literatura, são analisadas teorias e práticas que evidenciam o potencial do cinema para o ensino de conceitos e teorias psicológicas, além de seu papel no desenvolvimento de habilidades profissionais fundamentais, como a empatia, o pensamento crítico e a análise contextual. Ao contribuir para preencher algumas lacunas existentes na literatura sobre o tema, este estudo busca consolidar o cinema como um recurso pedagógico relevante, enriquecendo o repertório acadêmico e oferecendo uma alternativa de aprendizagem que conecta teoria e prática. As conclusões apontam para a possibilidade do uso do cinema na facilitação do aprendizado ativo, ampliando os caminhos de compreensão dos futuros psicólogos e seu engajamento com as realidades humanas que enfrentarão em sua prática profissional.
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