O uso do cinema na educação em Psicologia: uma revisão integrativa da literatura

Resumen

Este estudo investiga o uso do cinema como ferramenta pedagógica no processo de ensino-aprendizagem na formação em Psicologia. Diante de um cenário que exige metodologias mais ativas e integradas no ensino superior, conforme apontado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Psicologia, o cinema surge como um recurso inovador capaz de ampliar a formação dos futuros psicólogos. A pesquisa tem como objetivo investigar a literatura científica sobre o uso do cinema como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem na formação do psicólogo. Com base em uma revisão integrativa de literatura, são analisadas teorias e práticas que evidenciam o potencial do cinema para o ensino de conceitos e teorias psicológicas, além de seu papel no desenvolvimento de habilidades profissionais fundamentais, como a empatia, o pensamento crítico e a análise contextual. Ao contribuir para preencher algumas lacunas existentes na literatura sobre o tema, este estudo busca consolidar o cinema como um recurso pedagógico relevante, enriquecendo o repertório acadêmico e oferecendo uma alternativa de aprendizagem que conecta teoria e prática. As conclusões apontam para a possibilidade do uso do cinema na facilitação do aprendizado ativo, ampliando os caminhos de compreensão dos futuros psicólogos e seu engajamento com as realidades humanas que enfrentarão em sua prática profissional.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Nathássia Matias de Medeiros, Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS)

Doutora e Mestre em Psicologia Universidade Federal do Ceará (UFC). Docente do curso de Psicologia do Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS).

Karla Marília Mota Gomes, Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS)

Graduanda em Psicologia pelo Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS)

Leonardo Mendes Mesquita, Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS)

Graduando em Psicologia pelo Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS)

Giovanna Carbone Gabriel, Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS)

Graduanda em Psicologia pelo Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS)

Citas

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1979.

BOTELHO, Louise Lira Roedel; CUNHA, Cristiano Castro de Almeida; MACEDO, Marcelo. O MÉTODO DA REVISÃO INTEGRATIVA NOS ESTUDOS ORGANIZACIONAIS. Revista Gestão e Sociedade, v. 5, n. 11, p. 121, 2 dez. 2011. Disponível em: https://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/1220/906. Acesso em: 17 jul. 2023.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CES nº 5. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 16 mar. 2011.

CASTALDELLI-MAIA et al. Usando cenas selecionadas de filmes brasileiros para ensino a respeito dos transtornos relacionados ao uso de substâncias, na educação médica. São Paulo Medical Journal, São Paulo, v. 130, n. 6, p. 380-391, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/spmj/a/fMVQwQZByLkmvxL3V4wHtZm/?lang=en. Acesso em: 15 jul. 2023.

CORRÊA, Camila de Castro et al. Cinema e educação: relato de experiência de extensão durante a pandemia da Covid-19. Distúrbios da Comunicação, São Paulo, v. 33, n. 4, p. 784-792, dez. 2021. Disponível em: https://repositorio.usp.br/directbitstream/2644746a-a78a-4d46-9cf3-c775f83b1f9d/3095908.pdf. Acesso em: 15 jul. 2023.

DIBARTOLO, Mary; SELDOMRIDGE, Lisa. Cinemeducation: teaching end of life issues using feature films. J Geront Nurs, v. 35, n. 8, p. 30-36, 2009. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/19681561/. Acesso em: 15 jul. 2023.

FISCHER, Rosa Maria Bueno. Docência, cinema e televisão: questões sobre formação ética e estética. Revista Brasileira de Educação, v. 14, n. 40, p. 93–102, jan. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/Hyw7s8nb3jLKrwgbgfS4c3J/abstract/?lang=pt. Acesso em: 20 jul. 2023.

HONORATO, Tabata Galindo et al. Cinema brasileiro e o ensino dos transtornos da personalidade. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 45, n. 2, e096, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.2-20200176. Acesso em: 10 jul. 2023.

KADEANGADI, Deepti Mohan; MUDIGUNDA, Shivaswamy Shivamallappa. Cinemeducation: Using Films to Teach Medical Students. Journal of the Scientific Society, n. 46, v. 3, p. 73-74, set.–dez., 2019. Disponível em: https://journals.lww.com/jsci/Fulltext/2019/46030/Cinemeducation__Using_Films_to_Teach_Medical.1.aspx. Acesso em: 15 jul. 2023.

KODJAOGLANIAN, Vera Lucia. et al. Inovando métodos de ensino-aprendizagem na formação do psicólogo. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 23, n. 1, p. 2–11, mar. 2003. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1414-98932003000100002. Acesso em: 10 jul. 2023.

LEBREGO, Arina Marques. et al. PSICANÁLISE, CINEMA E FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA: MOVIMENTO DE UM GRUPO DE ESTUDOS EM BELÉM DO PARÁ. Revista Científica/FAP, Curitiba, v. 22, n. 1, 2020. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistacientifica/article/view/3295. Acesso em: 12 jul. 2024

MARTINS, Eduardo de Carvalho; IMBRIZI, Jaquelina Maria; GARCIA, Maurício Lourenção. Cinema, subjetividade e sociedade: a sétima arte na produção de saberes. Uma experiência de extensão na Universidade Federal de São Paulo (CAPES). Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 8, n. 1, p. 75-86, jan./jun. 2017. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistacientifica/article/view/3295.

MENDES, Karina Dal Sasso; SILVEIRA, Renata Cristina de Campos Pereira; GALVÃO, Cristina Maria. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto & Contexto - Enfermagem, v. 17, n. 4, p. 758–764, out. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tce/a/XzFkq6tjWs4wHNqNjKJLkXQ/?lang=pt. Acesso em: 17 jul. 2023.

MOHER, David et al. Preferred reporting items for systematic reviews and meta-analyses: the PRISMA statement. PLoS medicine, v. 6, n. 7, e1000097, 2009. Disponível em: https://journals.plos.org/plosmedicine/article?id=10.1371/journal.pmed.1000097. Acesso em: 30 out. 2024.

PEREIRA, Caciana Linhares et al. A experiência de extensão no Cine Freud, cultura e arte. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 7, n. 1, p. 181-189, jan./jun. 2016. Disponível em: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/21215. Acesso em: 30 out. 2024.

RUEB, Mike et al. Cinemeducation in medicine: a mixed methods study on students’ motivations and benefits. BMC Med Educ, n. 22, 2022. Disponível em: https://bmcmededuc.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12909-022-03240-x. Acesso em: 15 jul. 2023.

ROSO, Adriane et al. Articulando ensino e extensão: relato de uma experiência em gênero, saúde sexual/reprodutiva e HIV/Aids. Psicologia em Revista, São Paulo, v. 22, n. 1, p. 83-100, 2013. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/16659. Acesso em: 15 jul. 2023.

SANTEIRO, Tales Vilela; ROSSATO, Lucas. Cinema e abuso sexual na infância e adolescência: contribuições à formação do psicólogo clínico. Revista Psicologia: Teoria e Prática, [S. l.], v. 15, n. 3, p. 83, 2013. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/ptp/article/view/4584. Acesso em: 16 fev. 2023.

SANTEIRO, Tales Vilela et al. Desenvolvimento humano e cinema: relato de experiência em disciplina de núcleo livre. Itinerarius Reflectionis: Revista Eletrônica do Curso de Psicologia, v. 10, n. 2, 2014. ISSN: 1807-9342. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/32681. Acesso em: 19 jul. 2023.

SANTEIRO, Tales Vilela; ROCHA, Glaucia Mitsuko Ataka da; BARBOZA, Leylane Franco Leal. Mercedes no divã: da comédia ao uso didático na formação de psicoterapeutas. Revista Brasileira de Psicoterapia, v. 15, n. 3, p. 28-41, 2014. Disponível em: https://cdn.publisher.gn1.link/rbp.celg.org.br/pdf/v15n3a04.pdf. Acesso em: 19 jul. 2023.

SANTOS, Fernanda Marsaro. Análise de conteúdo: a visão de Laurence Bardin. Revista eletrônica de Educação, n. 6, v. 1, p. 383-387, 2012. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/291. Acesso em: 19 jul. 2023.

SOARES, Simaria de Jesus. Pesquisa científica: uma abordagem sobre o método qualitativo. Revista Ciranda, v. 3, n. 1, p. 1–13, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/ciranda/article/view/314. Acesso em: 15 jul. 2023.

SOUZA, Marcela Tavares; SILVA, Michelly Dias; CARVALHO, Rachel. Integrative review: what is it? How to do it?. Einstein (São Paulo), v. 8, n. 1, p. 102–106, jan. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/eins/a/ZQTBkVJZqcWrTT34cXLjtBx/?lang=en. Acesso em: 18 jul. 2023.

TULESKI, Silvana Calvo et al. Cinema como recurso para o desenvolvimento conceitual: enlaces da psicologia histórico-cultural e pedagogia histórico-crítica. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 7, n. 1, p. 141-157, jun. 2015. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/12285/9510. Acesso em: 18 jul. 2023.

Publicado
2025-01-02
Cómo citar
Medeiros, N. M. de, Gomes, K. M. M., Mesquita, L. M., & Gabriel, G. C. (2025). O uso do cinema na educação em Psicologia: uma revisão integrativa da literatura. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 12(30), 306-322. https://doi.org/10.55028/pdres.v12i30.21860