LA EDUCACIÓN FÍSICA ESCOLAR EN LA PREVENCIÓN DE LA OBESIDAD INFANTIL

Resumen

Este estudo explora o papel da Educação Física escolar na prevenção da obesidade infantil, um problema de saúde pública que afeta uma parcela crescente de crianças e adolescentes, acarretando riscos metabólicos e cardiovasculares. O objetivo é discutir a contribuição das aulas de Educação Física na promoção de hábitos saudáveis entre os alunos. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica de natureza descritiva e qualitativa, revisando a literatura científica publicada entre 2017 e 2024. Foram consultadas bases de dados como SCIELO e PubMed, utilizando descritores relacionados à obesidade infantil, atividade física e alimentação. Os resultados evidenciam que a obesidade infantil é uma condição multifatorial, influenciada por fatores biológicos, socioeconômicos e comportamentais. A Educação Física no ambiente escolar desponta como uma estratégia eficaz para a introdução de práticas saudáveis, oferecendo aos estudantes e suas famílias a conscientização sobre a importância da atividade física e da alimentação balanceada. Além disso, destaca-se a necessidade de uma abordagem integrada, que envolva professores, gestores escolares e familiares, bem como o suporte de políticas públicas que promovam um ambiente escolar favorável à prática de atividades físicas. A conclusão ressalta que, apesar dos desafios estruturais e financeiros enfrentados pelas escolas, a promoção de hábitos saudáveis desde a infância é essencial para reduzir a prevalência da obesidade infantil. Este esforço demanda uma abordagem holística e colaborativa, com ações que englobem o ambiente familiar, escolar e comunitário, visando o desenvolvimento integral e saudável das futuras gerações.

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Biografía del autor/a

Lariza dos Santos Nolêto, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Pós-graduanda em Educação Física Escolar com ênfase em Educação Especial pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Possuo graduação em Educação Física pela Universidade Estadual do Maranhão (2023), atuando na linha de pesquisa Educação Física Escolar Especial/Inclusiva com ênfase em Educação Especial. Extensionista em Metodologias, Práticas Pedagógicas e Tec. Educacionais pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atua nas áreas da Educação Física Escolar, Eventos, Psicopedagogia, Educação Especial e Inclusiva e Psicomotricidade.

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Publicado
2024-12-19
Cómo citar
Nolêto, L. dos S., Carvalho Soares, J. C., Silva, L. L. B. da, & Queiroz, C. S. (2024). LA EDUCACIÓN FÍSICA ESCOLAR EN LA PREVENCIÓN DE LA OBESIDAD INFANTIL. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 11(29), 184-196. https://doi.org/10.55028/pdres.v11i29.22255
Sección
Artigos de fluxo contínuo