Paulo Freire, docência e formação de professores: possibilidades, limites e experiência em um curso de Pedagogia
Resumen
As reflexões pedagógicas de Paulo Freire representam um alicerce teórico e empírico substancial, oferecendo valiosas diretrizes para o campo educacional. Inicialmente centrado na esfera da educação popular, o legado de Freire expandiu significativamente, possibilitando debates no contexto da docência e da formação universitária. Este estudo teve como propósito estabelecer conexões entre os princípios freireanos e a presença de suas ideias e obras no curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), ou seja, a sua relevância e potencial na formação de professores. Por meio das ideias fundamentais do autor e de uma pesquisa bibliográfica, realizou-se uma análise documental dos planos de ensino desse curso, com o intuito de identificar referências a Paulo Freire. Aliada a essa abordagem metodológica, foi incorporada uma dimensão subjetiva delineada a partir do relato de experiência de uma das autoras, concluinte do curso de Pedagogia. Os resultados apontaram que o curso apresenta uma incorporação limitada dos pressupostos desse autor, no entanto, os docentes mitigam essa lacuna ao ultrapassar as diretrizes documentais e adotarem uma postura dialógica em suas práticas pedagógicas. Destaca-se, assim, a importância de a formação docente abraçar os princípios freireanos com indicações claras nos planos de ensino, visando valorizar a liberdade, a criticidade e o diálogo como pilares formativos.
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Citas
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