Educação e emancipação para além da filosofia herbartiana: por uma escuta do não saber como parte constituinte do conhecimento na prática educativa

  • Rogério Rodrigues Universidade Federal de Itajubá

Resumen

Este artigo propõe uma reflexão acerca da questão da emancipação do sujeito e dos processos formativos que possam romper com a hegemonia tradicionalismo das pedagogias modernas, que podem ser representadas nas proposições de Johann F. Herbart, que se pauta no conhecimento explicativo perante o saber como forma constituinte do conhecimento. Na modernidade, ocorre uma predominância em querer saber e uma resistência ao enigma do não saber que possa permitir fissuras no dogmatismo instituído em querer saber presentes nos processos formativos. Nesse caso, o objetivo dessa reflexão se concentra em questionar, no conjunto das práticas educativas, se o saber explicativo destitui o processo formativo como atividade investigativa do intelectual. A metodologia de investigação neste trabalho insere-se numa hermenêutica na leitura de autores que subsidiam a análise sobre a questão do sujeito emancipado na modernidade, baseia-se também em dados coletados em atividade de pesquisa de campo, realizada em duas unidades escolares. A principal conclusão seria que o educador deveria ampliar a discussão criticamente sobre o uso de diversas técnicas de ensino, no sentido de recusar qualquer prática educativa que possa subordinar as inteligências umas as outras, constituindo o embrutecimento dos sujeitos. Seria algo de fundamental importância discutir a formação profissional do professor como intelectual numa escuta do não saber como parte constituinte do conhecimento.

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Biografía del autor/a

Rogério Rodrigues, Universidade Federal de Itajubá

Graduação em Educação Física (Unesp/1987)

Mestre em Educação (Unicamp/1997)

Doutor em Educação (Unicamp/2004)

Pós Doutor em Educação (USP/2017)

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Publicado
2019-03-19
Cómo citar
Rodrigues, R. (2019). Educação e emancipação para além da filosofia herbartiana: por uma escuta do não saber como parte constituinte do conhecimento na prática educativa. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 5(10), 80-104. Recuperado a partir de https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/7171
Sección
Artigos de demanda contínua