Índice de dissimilaridade entre estudantes com necessidades educacionais específicas em Mato Grosso do Sul

  • Rafael Verão Françozo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS)
  • Fabiciana Mendes Fonseca Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS)
  • Flávia Pedrosa de Camargo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS)

Resumo

Este estudo objetiva verificar se existiu ou não segregação de alunos com Necessidades Educacionais Específicas (NEE) em relação a alunos sem NEE no estado de Mato Grosso do Sul (MS) no período entre 2011 a 2020. Para atender a tal objetivo, a segregação foi calculada por meio do índice de dissimilaridade –  utilizado para medir o quanto duas populações estão segregadas, em duas ou mais unidades espaciais – considerando estudantes com e sem NEE como populações e as escolas como unidades espaciais. Esse índice foi calculado para cada município de MS nos últimos 10 anos, com base nos microdados do Censo Escolar. Os resultados indicam para uma diminuição na curva de segregação dos alunos com NEE no estado em geral com notável redução dentro dos municípios polo da educação inclusiva. Entretanto, em municípios como Aquidauana, Anaurilândia, Camapuã, Ivinhema, entre outras, observou-se um significativo aumento no índice calculado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAPTISTA, Cláudio Roberto. Política pública, Educação Especial e escolarização no Brasil. Educação e Pesquisa, v. 45, n. e217423, p. 1-19, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1678-4634201945217423. Acesso em: 11 out. 2022.

BATISTA, Natalia Nunes Ferreira; CACCIAMALI, Maria Cristina. Diferencial de salários entre homens e mulheres segundo a condição de migração. Revista Brasileira de Estudos de População, v. 26, n. 1, p. 97-115, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-30982009000100008, Acesso em: 11 out. 2022.

BOTASSIO, Diego Camargo; VAZ, Daniela Verzola. Segregação ocupacional por sexo no mercado de trabalho brasileiro: uma análise de decomposição para o período 2004-2015. Revista Brasileira de Estudos de População, v. 37, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.20947/S0102-3098a0131, Acesso em: 11 out. 2022.

BRASIL, Lei nº 9.394, de 20 de Dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos, [1996]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm, Acesso em: 11 out. 2022.

DUNCAN, Otis Dudley; DUNCAN, Beverly. A methodological analysis of segregation indexes. American sociological review, v. 20, n. 2, p. 210-217, 1955. Disponível em: https://doi.org/10.2307/2088328. Acesso em: 11 out. 2022.

HANNUM, Emily; MEIYAN, Wang. Geography and educational inequality in China. China Economic Review, v. 17, n. 3, p. 253-265, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.chieco.2006.04.003, Acesso em: 11 out. 2022.

.

HOFFMANN, Ivan Londero; NUNES, Raul Ceretta; MULLER, Felipe Martins. As informações do Censo da Educação Superior na implementação da gestão do conhecimento organizacional sobre evasão. Gestão & Produção, v. 26, n. 2 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0104-530X-2852-19. Acesso em: 11 out. 2022.

JONGE, Edwin de; WIJFFELS, Jan; LAAN, Jan van der. (2022). ffbase: Basic Statistical Functions for Package 'ff'. R package version 0.13.2. Disponível em: https://github.com/edwindj/ffbase Acesso em: 11 out. 2022.

KASSAR, Mônica de Carvalho Magalhães; REBELO, Andressa Santos. O “especial” na educação, o atendimento especializado e a educação especial. In: VI Seminário Nacional de Pesquisa em Educação Especial. Prática pedagógica na educação especial: multiplicidade do atendimento educacional especializado, 2011, Nova Almeida-Serra-ES, Anais[...]. Disponível em: https://ppeees.ufms.br/wp-content/uploads/2015/02/M%C3%B4nica-Kassar-E-Andressa-Rebelo-SNPEE.pdf. Acesso em: 11 out. 2022.

KASSAR. M. C. Conhecimento e análise da política de atendimento especializado ao portador de necessidades especiais no estado do Mato Grosso do Sul. In: SENNA, E. (org.). política educacional de Mato Grosso do sul na trajetória das políticas sociais. Campo Grande, Ed. UFMS, 2000.

MELETTI, Silvia Márcia Ferreira; RIBEIRO, Karen. Indicadores educacionais sobre a educação especial no Brasil. Cadernos Cedes, v. 34, n. 93, p. 175-189, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-32622014000200003. Acesso em: 11 out. 2022.

MURILLO, F. Javier; GARRIDO, Cynthia Martínez. Segregación social en las escuelas públicas y privadas en América Latina. Educação & Sociedade, v. 38, n. 140, p. 727-750, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/ES0101-73302017167714 Acesso em: 11 out. 2022.

/10/2022.

NASCIMENTO, Élida Galvão do; SANTOS Danielle Aparecida do Nascimento dos. As Políticas Públicas da Educação Especial no Estado de Mato Grosso do Sul. Colloquium Humanarum, v. 15, n. Especial 1, Jan–Mar, 2018, p. 54-63. ISSN: 1809-8207. Disponível em: http://journal.unoeste.br/suplementos/humanarum/vol15nr1/. Acesso em: Acesso em: 11 out. 2022.

OCHI, Anis; SAIDI, Yosra. Do Tunisian Children Have an Equal Chance to Access to School 8 Years After Revolution?. Journal of the Knowledge Economy, v. 13, p. 1-23, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s13132-021-00790-1. Acesso em: 11 out. 2022.

REBELO, Andressa Santos; KASSAR, Mônica Magalhães. Indicadores educacionais de matriculas de alunos com deficiência no Brasil (1974-2014). Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 29, n. 70, p. 276-307, jan./abr. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.3989 Acesso em: 11 out. 2022.

SAKODA, James M. A generalized index of dissimilarity. Demography, v. 18, n. 2, p. 245-250, 1981. Disponível em: https://doi.org/10.2307/2061096. Acesso em: 11 out. 2022.

Publicado
2023-12-05
Como Citar
Verão Françozo, R., Mendes Fonseca, F., & Pedrosa de Camargo, F. (2023). Índice de dissimilaridade entre estudantes com necessidades educacionais específicas em Mato Grosso do Sul. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 10(25), 289-306. https://doi.org/10.55028/pdres.v10i25.17476
Seção
Artigos de fluxo contínuo