Explorando o Bioma Cerrado: abordagens contextualizadas no Ensino de Ecologia

Resumo

Considerando que a escola desempenha um papel fundamental na formação de cidadãos mais críticos e reflexivos em relação ao meio ambiente, este estudo teve como objetivo investigar a percepção do Bioma Cerrado por 33 estudantes do primeiro ano do Ensino Médio na disciplina de Biologia em uma escola estadual no município de Caldas Novas, Goiás. Utilizamos como instrumentos de coleta de dados um questionário semiestruturado, seguindo a Análise de Conteúdo de Bardin e a observação participante, por meio de registros em um diário de campo. Os resultados revelam uma percepção um tanto romântica e simplista sobre o Cerrado por parte dos estudantes. Diante disso, é evidente a necessidade de ampliar as propostas relacionadas à conservação e preservação ambiental nas escolas, com o objetivo principal de despertar o interesse dos estudantes e conscientizá-los sobre a importância de adotar medidas conservacionistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Pimenta Diniz Vieira, Instituto Federal Goiano (IFG) Campus Urutai

Mestre em Ensino para a Educação Básica pelo Instituto Federal Goiano (IFG), Campus Urutaí. Docente da Rede Estadual de Ensino de Goiás.

Cinthia Maria Felício, Instituto Federal Goiano (IFG) Campos Urutaí

Doutora em Química pela Universidade Federal de Goiás (UFG).  Docente do Instituto Federal Goiano (IFG), Campos Ipameri.

Referências

BRANDO, Fernanda da Rocha. Proposta Didática para o Ensino médio de Biologia: as relações ecológicas no cerrado. 2010. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência) - UNESP, São Paulo, 2010.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 1 ed., São Paulo: Edições 70, 2016.

BIZARRIAS, Flavio Santino; DA SILVA, Luciano Ferreira; PENHA, Renato. Preparação de dados e boas práticas em pesquisas quantitativas. Gestão e Projetos: GeP, v. 14, n. 1, p. 1-10, 2023.

CRESWELL, John W. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. Porto Alegre: Penso Editora, 2014.

do Amaral, D. F., de Faria, D. B. G., Gomes, M. R., da Silva, A. R., & Malafaia, G. Percepção sobre o bioma Cerrado (Goiás, Brasil) de estudantes do ensino médio de escolas da educação básica. Revista Portuguesa de Estudos Regionais, 2017.

FERNANDES, Paula Arruda; PESSÔA, Vera Lúcia Salazar. O cerrado e suas atividades impactantes: uma leitura sobre o garimpo, a mineração e a agricultura mecanizada/Cerrado and it's impacting activities: a reading about a mine, mining and mechanized farming. Observatorium: Revista Eletrônica de Geografia, v. 3, n. 7, 2011.

FREIRE, Caio de Castro. Argumentação e explicação no ensino de ecologia. Tese (Doutorado) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

GILGE, Marcelo Viktor. História da Biologia e ensino: contribuições de Ernst Haeckl (1834-1919) e sua utilização nos livros didáticos aprovados pelo PNLD 2012 – Ensino Médio / Marcelo Viktor Gilge; orientadora Maria Elice Brzezinski Prestes. 2013.

GRANDE, Thallita Oliveira de. Desmatamentos no Cerrado na última década: perda de hábitat, de conectividade e estagnação socioeconômica. 2019.

INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS (INPE). COORDENAÇÃO GERAL DE OBSERVAÇÃO DA TERRA. Programa de Monitoramento da Amazônia e demais Biomas. Bioma Cerrado Disponível em: http://terrabrasilis.dpi.inpe.br/downloads/. Acesso em: 20 SET. 2019.

MERCADO, Luis Paulo Leopoldo. Formação continuada de professores e novas tecnologias. Ufal, 1999.

MACIEL, Eloisa Antunes. A educação ambiental e suas concepções no ensino de ecologia. RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, v. 4. Disponível em: https://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/958. Acesso em: 15 fev. 2024.

MALAFAIA, Guilherme; DE LIMA RODRIGUES, Aline Sueli. Percepção ambiental de jovens e adultos de uma escola municipal de ensino fundamental. Revista Brasileira de Biociências, v. 7, n. 3, 2009.

NUNES, Andréa Karla Ferreir; BARROSO, Rita de Cássia Amorim; SANTOS, Jacques Fernandes; SANTOS, Vinícius Silva. O Recurso da Triangulação como Ferramenta para Validação de Dados nas Pesquisas Qualitativas em Educação. Periódicos Unievangélica, v. 9, n. 3, p. 441-456, 2020.

OLIVEIRA, Laelson Costa. A importância da Educação ambiental na escola. Revistaft. Ed 127. Rio de Janeiro, 2023.

PEREIRA, Suellen Silva; CURI, Rosires Catão. Meio ambiente, impacto ambiental e desenvolvimento sustentável: conceituações teóricas sobre o despertar da consciência ambiental. REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade, v. 2, n. 4, p. 35-57, 2012.

PIRES, Carollina. Patrimônio Invisível. Darcy, Revista de Jornalismo Científico da Universidade De Brasília. N 21, p. 10 -17, janeiro, 2019.

PIRES, Gabrielle Ferreira. Resposta do clima amazônico ao desmatamento progressivo da Amazônia e do Cerrado. 2012.

REIGOTA, Marcos. Educação, meio ambiente e cidadania: reflexões e experiências. São Paulo: SMA, p. 43-50, 1998.

REIGOTA, Marcos. Meio Ambiente e representação social. 8ª ed. São Paulo: Cortez editora, 2013. p. 88.

SOUZA, Marcelo Henrique da Silva; SHIMIZU, Kemilli Melo; SILVA, Gabriela Vitória Leite da; ANDRADE, Leila Nalis Paiva da Silva. AS Consequências das Ações Antrópicas no Cerrado Matogrossense. III Semana Integrada do Cerrado: 20 Anos do Dia Nacional do Cerrado. Anais..., Universidade Federal de Goiás, Editora UFG, 2023.

TELLES, Andreia; DE ARRUDA, Marina Patrício. O saber ambiental de todos nós: uma visão romântica e naturalista impede-nos de reformar nosso pensamento sobre a relação ser humano-natureza. REMEA-Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 27, 2011.

VALLERIUS, Daniel Mallmann. E que tal o Cerrado, professor? Algumas reflexões sobre a construção de uma “consciência” de cerrado no ensino básico. Revista Interface (Porto Nacional), n. 09, 2015.

WALTER, Bruno Machado Teles; SERVILHA, Anderson Cassio Sevilha. A AGONIA DE UM BIOMA. Darcy, Revista de Jornalismo Científico da Universidade De Brasília. N 21, p. 10 -17, janeiro, 2019.

Publicado
2025-01-02
Como Citar
Vieira, F. P. D., & Maria Felício, C. (2025). Explorando o Bioma Cerrado: abordagens contextualizadas no Ensino de Ecologia. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 12(30), 253-269. https://doi.org/10.55028/pdres.v12i30.20236