Quando uma fotografia, um monumento e um texto literário tornam-se fontes históricas!
Resumo
Nosso objetivo é debater a apropriação das fontes históricas: fotografias, monumentos e textos literários por pesquisadores da área de Educação Matemática, a partir de uma perspectiva metodológica, dialogando com autores da História Cultural. Tais fontes por vezes, ainda estão à margem das discussões no campo da História da Educação Matemática, talvez pelas dificuldades inerentes de uma abordagem metodológica consistente, ou, por serem documentos que flertam com a subjetividade e exigem uma aproximação com o campo das Artes, ou ainda possivelmente, pela escassez de pesquisas que lhes deem protagonismo. Ao longo da live serão apresentados exemplos de exercícios de análises e sugestões de leituras.
Palavras-chave: Educação Matemática, História Cultural, Historiografia.
Referências
Borges, M. E. L. (2003). História e Fotografia. Belo Horizonte: Autêntica.
Burke, P. (2000). Variedades de História Cultural. São Paulo-Rio de Janeiro: Civilização Brasiliense.
Burke, P. (2004). Testemunha Ocular: História e imagem. Bauru: Educs.
Burke, P. (2010). A Escola dos Annales 1929-1989: a revolução francesa da historiografia. São Paulo: Editora da Unesp.
Dalcin, A.(2018). Fotografia, História e Educação Matemática: Apontamentos para pesquisas sobre a cultura escolar. Revista de História da Educação Matemática, v. 1, p. 20-38.
Faria. E. (1962) Dicionário escolar latino-português. Brasil: Ministério da Educação e Cultura.
Febvre, Lucien. Combates pela História. Lisboa: Editorial Presença, 1989.
Ginzburg, C. (2007). O fio e os rastros: verdadeiro, falso e fictício. Cia das Letras. São Paulo.
Iser, W. (2013). O fictício e o imaginário: perspectivas de uma antropologia literária.tradução de Johannes Kretschmer. 2 ed. Rio de Janeiro. edUERJ.424 p.
Knauss, P. (1999). Cidade Vaidosa: imagens urbanas do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Sette Letras.
Le Goff, J. (1992). História e Memória. Campinas: Editora da Unicamp.
Le Goff, J.(2003). História e Memória. Campinas: Editora da Unicamp.
Martins J. S. (2008). Sociologia da fotografia e da imagem. São Paulo: Contexto.
Moura, E. C. M. (2018). Monumentos Arquitetônicos: uma Fonte de Pesquisa em História da Educação Matemática. HISTEMAT, 22 (3), 170-182. Disponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/242.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado