O livro didático A Matemática e o Jardim de Infância de Ida Schmidt Pauperio

Resumo

Esta comunicação tem por objetivo apresentar uma análise inicial do livro A Matemática e o Jardim de Infância: Relato de uma experiência matemática em classe de jardim de infância, da autora Ida Schmidt Pauperio, publicado em 1969 pela Editora Tabajara. Este documento compõe um conjunto de livros a serem constituídos como fontes históricas, que fazem parte de uma pesquisa de mestrado em andamento, situada no campo da História da Educação Matemática, que analisa livros didáticos de Matemática Reformulada do Ensino Primário produzidos no Rio Grande do Sul nos anos de 1960. O livro é um compilado de relatos de experiências de Ensino da Matemática realizado por professoras primárias em classes de Jardim da Infância, em Porto Alegre, que expõem conceitos do ideário do Movimento da Matemática Moderna (MMM). Neste sentido, nos propomos a realizar através do exercício do cruzamento de fontes, ponderando a análise de estudo dos recortes, que nos possibilitam revelar elementos do Ensino de Matemática no Ensino Primário no Rio Grande do Sul nos anos de 1960.

Biografia do Autor

Aureo Soares de Vargas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática (PPGEMAT) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Integrante do Grupo de Pesquisa de História, Filosofia e Educação Matemática - HIFEM.

Andréia Dalcin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática (PPGEMAT) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Integrante do Grupo de Pesquisa de História, Filosofia e Educação Matemática - HIFEM.

Referências

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Publicado
2022-11-01
Como Citar
Vargas, A. S. de, & Dalcin, A. (2022). O livro didático A Matemática e o Jardim de Infância de Ida Schmidt Pauperio. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (6). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/16682
Seção
Sessões Coordenadas (presencial)

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