Comunicados escolares de Matemática e seus referenciais

Aguayo, Backheuser e Toledo

Resumo

O artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de mestrado em desenvolvimento no Programa de Pós Graduação em Ensino de Matemática – PPGEMAT – da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A pesquisa toma como objeto de estudo os comunicados escolares produzidos entre 1941 e 1950 em Santa Catarina. Comunicados escolares são textos escritos pelos professores catarinenses que nos possibilitam conhecer alguns elementos sobre as práticas vivenciadas no ensino da Matemática. No decorrer da produção destes textos, na sessão denominada como argumentação, os professores apresentavam ideias de diferentes autores, as quais tinham acesso por meio da indicação do governo estadual. Ao todo, nos comunicados que abordam o ensino de Matemática, foram citados 28 autores diferentes. Destacamos os mais citados: Alfredo Miguel Aguayo y Sanchéz, João Toledo e Everardo Adolpho Backheuser. Apresentamos informações sobre estes autores e as ideias que defendiam, com o intuito de buscar indicativos sobre quais influências/contribuições/inserções eles possam ter tido no ensino da Matemática em Santa Catarina na época.

Biografia do Autor

Vanessa da Silva Pires, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) (PPG-EMAT). Integrante do Grupo de Pesquisa História, Filosofia e Educação Matemática – HIFEM.

Andreia Dalcin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação, área de Educação Matemática, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Lider do Grupo de Pesquisa História, Filosofia e Educação Matemática – HIFEM. Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Referências

Aguayo, A. M. (1935). Didática da Escola Nova. 1ª ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional.

Aguayo, A. M. (1943). Pedagogia cientifica: psicologia e direção da aprendizagem. 1ª ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional.

Backheuser, E. A. (1934). Técnica da pedagogia moderna: teoria e prática da Escola Nova. 1ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.

Backheuser, E. A. (1994). Minha terra e minha vida: Niterói há um século. Rio de Janeiro: Niterói Livros, 1994.

Barreira, L. C. (1999). Everardo Adolpho Backheuser. In: FÁVERO, Maria de Lourdes de Albuquerque, BRITTO, Jader de Medeiros (Org.). Dicionário de educadores no Brasil. Rio de Janeiro: UFRIO DE JANEIRO/MEC-Inep, p. 175-181.

Bomtempo, E. (2019). Vida e Obra de João Toledo. Boletim Academia Paulista de Psicologia, V. 39, nº97, p.296 – 302.

Ferreira, J. S. & Valente, W. R. (2021). A graduação do ensino de cálculo no manual Didática nas escolas primárias de João Toledo (1930). Revista Educação Matemática em Revista, Ano 22 - 2021 - número 22 - v.1 – p. 119.

Pinheiro, M. L. (2016). As obras do educador paulista João Toledo na Biblioteca da Escola Normal de Campinas (1925-1934): modelos de lição. Revista Cadernos de História da Educação, v.15, n.3, p.1211-1230, set. - dez.

Rosa, M.; & Teive, G. M. G. (2018). Escolanovismo católico em manuais de pedagogia de Everardo Backheuser (1934-1948). Revista Educação Unisinos, v. 22, n. 3, jul. – set.

Silva, V. B. da. (2006). Saberes em viagem nos manuais pedagógicos: construções da escola em Portugal e no Brasil (1870-1970). (Tese Doutorado em Educação). São Paulo: Universidade de São Paulo.

Toledo, J. (1930). Didáctica: nas escolas primárias. 2. ed. São Paulo: Livraria Liberdade.

Werneck de Paula, M. F. B. F. (2015). Escola Nova em manuais didáticos de Alfredo Miguel Aguayo (Santa Catarina 1942-1949). (Dissertação Mestrado em Educação). Florianópolis: Universidade do estado de Santa Catarina.

Publicado
2022-11-01
Como Citar
Pires, V. da S., & Dalcin, A. (2022). Comunicados escolares de Matemática e seus referenciais. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (6). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/16677
Seção
Sessões Coordenadas (remoto)

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)