Contos de Malba Tahan: O padre pulava um número
Resumo
O presente trabalho tem como finalidade apresentar uma primeira análise do conto “O padre pulava um número”, que integra uma pesquisa de mestrado em desenvolvimento que analisa, dentre outras coisas, quais elementos matemáticos emergem nas narrativas dos contos de Malba Tahan e de que forma. Considerando as contribuições de Malba Tahan para a Educação Matemática, julgamos importante conhecer, divulgar e analisar as obras deste autor-personagem. A partir da fala de um personagem deste conto, encontramos elementos matemáticos referentes à álgebra. Percebermos que o autor não expressa a intenção de ensinar matemática a partir deste conto, mas ele potencializa discussões sobre a matemática dentro e fora da escola.
Referências
Canavarro, A. P. (2007). O pensamento algébrico na aprendizagem da Matemática nos primeiros anos. Quadrante, 16 (2), 81-118.
Cortázar, J. (2006). Valise de cronópio. São Paulo: Perspectiva.
Oliveira, C. C de, Costa, L. S & Silva, F. M. (2019). Malba Tahan em sala de aula: possibilidades em sala de aula. São Paulo: Livraria da Física.
Mello e Souza (1945). As grandes Fantasias da Matemática. Rio de Janeiro: Editora Getúlio Costa.
Siqueira Filho, M. G. (2008). Ali iezid izz-edim ibn salim hank Malba Tahan: episódios do nascimento e manutenção de um autor – personagem. Tese de Doutorado em Educação. Campinas: Universidade Estadual de Campinas.
Tahan, M. (1943). O livro de Aladim. Rio de Janeiro: Getúlio Costa.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado