Memória, subjetividade e estética de si

três conversas com as produções historiográficas do Grupo de Pesquisa HIFEM

Autores

  • Andreia Dalcin Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Samuel Edmundo Lopez Bello Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Adriel Gonçalves Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

O texto sintetiza a proposta da Mesa Redonda Memória, subjetividade e estética de si: três conversas com produções historiográficas do Grupo de Pesquisa HIFEM. Em 2019 o grupo iniciou o projeto Memórias da Educação Matemática no Brasil que se constituiu em uma coletânea de entrevistas realizadas com professores-pesquisadores, de diferentes locais do Brasil, que de algum modo participaram e contribuíram com a constituição do campo da Educação Matemática em nosso país. O conjunto-matéria de entrevistas realizadas derivaram na publicação de três E-books.Nos propomos nesse momento a realizar em exercício de olhar filosófico para essa experiência a partir de três conversas, dialogado com os filósofos Walter Benjamin, Ludwig Wittgenstein das Investigações filosóficas e Jaques Rancière.

Biografia do Autor

  • Andreia Dalcin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Doutora em Educação: Educação Matemática (UNICAMP). Professora do Departamento de Ensino e Currículo e do Programa de Pös-graduação em Ensino de Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

  • Samuel Edmundo Lopez Bello, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Doutor em Educação: Educação Matemática (UNICAMP). Professor do Departamento de Ensino e Currículo e do Programa de Pös-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

  • Adriel Gonçalves Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Doutor em Educação Matemática (UNESP). Professor do Departamento de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Referências

Alberti, V. (2008). Narrativas pregnantes como jogos de linguagem: possibilidades da história oral à luz da teoria da linguagem de Wittgenstein. História Oral. 11, (1-2), 127-148.

Benjamin, W. (2012). Obras Escolhidas I: Magia e Técnica, Arte e Política- ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense.

Bruner, J (2014). Fabricando Histórias: Direito, Literatura, Vida. São Paulo. Letra e Voz.

Dalcin, A., Gouveia, C. T. G. & Gouveia-Neto, S. C.. (2020). Memórias da educação matemática no Brasil [recurso eletrônico] Volume 1. Porto Alegre, RS: Editora FI.

Galzerani, M.C.(2004). Memória, história e (re)invenção educacional: uma tessitura coletiva na escola pública. In:

Menezes, M.C. Educação, Memória, História: possibilidades, leituras. Campinas: Mercado Aberto.

Glock, H.J.(1998). Dicionário Wittgenstein. Rio de Janeiro: Jorge Zahar ed.

Gutierre, L. dos S. & Oliveira, A. G. (2021) Memórias da educação matemática no Brasil [recurso eletrônico] Volume 2. Brasília: SBEM.

Paltrinieri, L.(2011). Pratique et Langage chez Wittgenstein et Foucault. In: Gros, F.; Davidson, A. Foucault et

Wittgenstein: de possibles rencontres. (p. 41-77) Paris: KIME.

Ranciere, J. (2009). A Partilha do Sensível: Estética e Política. São Paulo: editora 34.

Spaniol, W. (1989). Filosofia e Método no segundo Wittgenstein: uma luta contra o enfeitiçamento de nosso entendimento. São Paulo: Loyola.

Wittgenstein, L.(2005). Investigações filosóficas. 4 ed. Bragança Paulista: Ed. São Francisco; Petrópolis: vozes.

Wittgenstein, L. (2005b). Observações filosóficas. São Paulo: Edições Loyola.

Downloads

Publicado

2022-10-11

Edição

Seção

Mesas redondas - submetidas

Como Citar

DALCIN, Andreia; EDMUNDO LOPEZ BELLO, Samuel; GONÇALVES OLIVEIRA, Adriel. Memória, subjetividade e estética de si: três conversas com as produções historiográficas do Grupo de Pesquisa HIFEM. Anais do ENAPHEM - Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática, [S. l.], n. 6, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/16647. Acesso em: 30 jan. 2026.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>