Memória, subjetividade e estética de si
três conversas com as produções historiográficas do Grupo de Pesquisa HIFEM
Resumo
O texto sintetiza a proposta da Mesa Redonda Memória, subjetividade e estética de si: três conversas com produções historiográficas do Grupo de Pesquisa HIFEM. Em 2019 o grupo iniciou o projeto Memórias da Educação Matemática no Brasil que se constituiu em uma coletânea de entrevistas realizadas com professores-pesquisadores, de diferentes locais do Brasil, que de algum modo participaram e contribuíram com a constituição do campo da Educação Matemática em nosso país. O conjunto-matéria de entrevistas realizadas derivaram na publicação de três E-books.Nos propomos nesse momento a realizar em exercício de olhar filosófico para essa experiência a partir de três conversas, dialogado com os filósofos Walter Benjamin, Ludwig Wittgenstein das Investigações filosóficas e Jaques Rancière.
Referências
Alberti, V. (2008). Narrativas pregnantes como jogos de linguagem: possibilidades da história oral à luz da teoria da linguagem de Wittgenstein. História Oral. 11, (1-2), 127-148.
Benjamin, W. (2012). Obras Escolhidas I: Magia e Técnica, Arte e Política- ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense.
Bruner, J (2014). Fabricando Histórias: Direito, Literatura, Vida. São Paulo. Letra e Voz.
Dalcin, A., Gouveia, C. T. G. & Gouveia-Neto, S. C.. (2020). Memórias da educação matemática no Brasil [recurso eletrônico] Volume 1. Porto Alegre, RS: Editora FI.
Galzerani, M.C.(2004). Memória, história e (re)invenção educacional: uma tessitura coletiva na escola pública. In:
Menezes, M.C. Educação, Memória, História: possibilidades, leituras. Campinas: Mercado Aberto.
Glock, H.J.(1998). Dicionário Wittgenstein. Rio de Janeiro: Jorge Zahar ed.
Gutierre, L. dos S. & Oliveira, A. G. (2021) Memórias da educação matemática no Brasil [recurso eletrônico] Volume 2. Brasília: SBEM.
Paltrinieri, L.(2011). Pratique et Langage chez Wittgenstein et Foucault. In: Gros, F.; Davidson, A. Foucault et
Wittgenstein: de possibles rencontres. (p. 41-77) Paris: KIME.
Ranciere, J. (2009). A Partilha do Sensível: Estética e Política. São Paulo: editora 34.
Spaniol, W. (1989). Filosofia e Método no segundo Wittgenstein: uma luta contra o enfeitiçamento de nosso entendimento. São Paulo: Loyola.
Wittgenstein, L.(2005). Investigações filosóficas. 4 ed. Bragança Paulista: Ed. São Francisco; Petrópolis: vozes.
Wittgenstein, L. (2005b). Observações filosóficas. São Paulo: Edições Loyola.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado