O processo de disciplinarização do ensinar a ensinar a matemática escolar no Instituto de Educação de Porto Alegre/RS
Resumo
O presente trabalho apresenta resultados parciais de uma pesquisa de mestrado, junto ao Programa de Pós-graduação em Ensino de Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, cujo objetivo é investigar o processo de disciplinarização do ensinar a ensinar a matemática escolar no Instituto de Educação General Flores da Cunha, em Porto Alegre/RS. Como fontes históricas consideramos a legislação vigente produzida no período, bem como os documentos localizados no acervo do Laboratório de Matemática da instituição. Tais documentos possibilitam uma primeira compreensão de como a preocupação com o ensinar a ensinar a matemática escolar foi se institucionalizando nas dependências da escola que culminou, nas décadas de 1960 e 1970, na criação de cursos de especialização destinados a professores com formação mínima de 2° grau.Referências
Burke, P. (1992). Escrita da história: novas perspectivas. São Paulo: Unesp.
Certeau, M. (2002). A escrita da história. Rio de Janeiro: Forense Universitária.
Chartier, R. (2004). Leituras e leitores na França do antigo regime. São Paulo: Unesp.
Ginzburg, C. (1989). Sinais: raízes de um paradigma indiciário. In Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história (pp. 143–179). São Paulo: Companhia das Letras.
Le Goff, J. (1990). Documento/Monumento. In História e Memória (pp. 535–549). Campinas: Editora da UNICAMP.
Lei nº 4.277, de 13 de março de 1929. (1929). Regulamento do Ensino Normal no Estado do Rio Grande do Sul.
Lei nº 8.530, de 02 de janeiro de 1946. (1946). Lei Orgânica do Ensino Normal.
Lei nº 2.329, de 15 de março de 1947. (1947). Adota a organização do Ensino Normal no Estado do Rio Grande do Sul, aos dispositivos da Lei Federal.
Plano do Curso de Didática da Matemática Moderna na Escola Primária. (1968). [Acervo] Localização: Laboratório de Matemática do Instituto de Educação General Flores da Cunha, Porto Alegre, RS.
Plano do Curso de Atualização sobre o Ensino de Matemática. (1978). [Acervo] Localização: Laboratório de Matemática do Instituto de Educação General Flores da Cunha, Porto Alegre, RS.
Rheinheimer, J. M. (2018). Ensinar e aprender Matemática: ressonâncias da Escola Nova em um olhar sobre a formação de professores no Instituto de Educação General Flores da Cunha ( 1940-1955 ). Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado