O processo de disciplinarização do ensinar a ensinar a matemática escolar no Instituto de Educação de Porto Alegre/RS

  • Sara Regina Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Andréia Dalcin Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

O presente trabalho apresenta resultados parciais de uma pesquisa de mestrado, junto ao Programa de Pós-graduação em Ensino de Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, cujo objetivo é investigar o processo de disciplinarização do ensinar a ensinar a matemática escolar no Instituto de Educação General Flores da Cunha, em Porto Alegre/RS. Como fontes históricas consideramos a legislação vigente produzida no período, bem como os documentos localizados no acervo do Laboratório de Matemática da instituição. Tais documentos possibilitam uma primeira compreensão de como a preocupação com o ensinar a ensinar a matemática escolar foi se institucionalizando nas dependências da escola que culminou, nas décadas de 1960 e 1970, na criação de cursos de especialização destinados a professores com formação mínima de 2° grau.

Biografia do Autor

Sara Regina Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Departamento de Matemática e área de Ensino de Matemática
Andréia Dalcin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Faculdade de Educação e Departamento de Ensino e Currículo

Referências

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Publicado
2019-04-25
Como Citar
Silva, S. R., & Dalcin, A. (2019). O processo de disciplinarização do ensinar a ensinar a matemática escolar no Instituto de Educação de Porto Alegre/RS. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (4). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/6536
Seção
Sessões Coordenadas

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