O livro didático Matemática de Edith Guimarães Lima
Resumo
Esta comunicação tem por objetivo apresentar um primeiro estudo sobre o livro didático Matemática- Problemas e Exercícios de Fixação e Revisão - 3º Grau Primário, 4ª edição, de autoria da professora Edith Guimarães Lima; publicado em 1954 pela Companhia Editora Nacional de São Paulo. Este livro teve circulação no Estado do Rio Grande do Sul e foi analisado na perspectiva de constituir-se como uma fonte histórica. O livro traz indícios de elementos da cultura local nos enunciados dos exercícios propostos e nesse sentido possibilita conhecer elementos sobre o ensino de matemática no Rio Grande do Sul na década de 1950.
Referências
Chartier, R. (1996). Práticas de Leitura. São Paulo: Estação Liberdade.
Chopin, A. (2004). História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa, 30(3), 549-566. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ep/v30n3/a12v30n3.pdf.
Hisales - Centro de memória e pesquisa, da História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/hisales/.
Jornal Correio do Povo (1953) – 30 jul. p.11. Arquivo Histórico de Porto Alegre Moysés Velinho.
Lima, E. G. (1954). Matemática – Problemas e Exercícios de Fixação e Revisão. São Paulo. Companhia Editora Nacional.
Rio Grande do Sul (1957). Decreto n. 8020, de 29 de novembro de 1939. In: Rio Grande do Sul, Coletânea de Atos Oficiais. v. II. Porto Alegre. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/122105.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado