Foucault e a história da formação de professores de matemática: aproximações e contribuições

  • Marcelo Bezerra de Morais Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquista Filho (UNESP)

Resumo

Nossas pesquisas, inseridas em um projeto de amplo espectro do Grupo História Oral e Educação Matemática (GHOEM), o qual visa mapear os fluxos históricos sobre a formação e atuação de professores de matemática no Brasil, têm sido influenciadas pela obra de Foucault. Essa aproximação possibilitou propor desconstruções sobre o tema formação de professores de matemática a partir de um ponto de vista historiográfico. São essas ressonâncias, as compreensões elaboradas a partir delas e outras possibilidades de pesquisa que buscaremos perseguir nesse texto, quando pretendemos discutir outros sentidos históricos para o tema formação de professores de matemática no Brasil, como pretexto para suscitar possíveis respostas à pergunta: por que Foucault em História da Educação Matemática?
Como Citar
Morais, M. B. de. (1). Foucault e a história da formação de professores de matemática: aproximações e contribuições. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (3). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/6141
Seção
Mesas redondas - submetidas