Sessão 2: EXPERIÊNCIAS DE UM PROCESSO FORMADOR: CONSTITUINDO PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

  • Marcelo Bezerra de Morais Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”- UNESP, Brasil
  • Jean Sebastian Toillier Toillier Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”- UNESP, Brasil
  • Ivete Maria Baraldi Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”- UNESP, Brasil

Resumo

Neste trabalho, pretendemos discutir as experiências adquiridas no desenvolvimento de dois projetos que usam a História Oral como metodologia de pesquisa em Educação Matemática e como essas experiências colaboram com a formação dos pesquisadores. Estes projetos são desenvolvidos em duas regiões distintas do Brasil,
Nordeste e Sul. Num deles visa-se compreender e construir uma versão histórica de como se deu a formação de professores de Matemática na região de Mossoró (RN), num período anterior a 1974; noutro, espera-se entender como se deu a formação de professores de matemática na região de Itaipulândia (PR), no período de 1961 ao final da década de 1980.

Publicado
2022-01-03
Como Citar
Morais, M. B. de, Toillier, J. S. T., & Baraldi, I. M. (2022). Sessão 2: EXPERIÊNCIAS DE UM PROCESSO FORMADOR: CONSTITUINDO PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (1), 1-19. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/15025
Seção
Sessões Coordenadas