Possibilidades de compreensão das indicações metodológicas para o ensino de matemática na escola primária da primeira metade do século XX: estudo exploratório de uma obra da biblioteca pessoal de Alda Lodi

  • Brian Diniz Amorim Amorim estrando em Educação da Faculdade de Educação (UFMG) –Professor da Escola de Educação Básica e Profissional (UFMG)
  • Maria Laura Magalhães Gomes Doutora em Educação (UNICAMP) –Professora do Departamento de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Educação (UFMG) –Bolsista de Produtividade do CNPq

Resumo

Neste artigo, relatamos resultados preliminares de uma investigação sobre as indicações metodológicas para o ensino de Matemática presentes em livros da primeira metade do século XX. Essa investigação integra uma pesquisa de mestrado para a qual pretendemos tomar como fonte os livros adquiridos pela professora Alda Lodi (1898 - 2002) no início do século passado. Discutimos (brevemente) as justificativas da pesquisa, abordamos questões relativas à educação matemática na primeira metade do século passado e apresentamos a análise de um dos livros do acervo. Por fim, discorremos sobre os indícios percebidos nessa exploração inicial e tecemos considerações sobre a utilização das marc as de leitor como possibilidade de análise de livros.
Como Citar
Amorim, B. D. A., & Gomes, M. L. M. (1). Possibilidades de compreensão das indicações metodológicas para o ensino de matemática na escola primária da primeira metade do século XX: estudo exploratório de uma obra da biblioteca pessoal de Alda Lodi. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (3). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/6165
Seção
Sessões Coordenadas