Possibilidades de compreensão das indicações metodológicas para o ensino de matemática na escola primária da primeira metade do século XX: estudo exploratório de uma obra da biblioteca pessoal de Alda Lodi
Resumo
Neste artigo, relatamos resultados preliminares de uma investigação sobre as indicações metodológicas para o ensino de Matemática presentes em livros da primeira metade do século XX. Essa investigação integra uma pesquisa de mestrado para a qual pretendemos tomar como fonte os livros adquiridos pela professora Alda Lodi (1898 - 2002) no início do século passado. Discutimos (brevemente) as justificativas da pesquisa, abordamos questões relativas à educação matemática na primeira metade do século passado e apresentamos a análise de um dos livros do acervo. Por fim, discorremos sobre os indícios percebidos nessa exploração inicial e tecemos considerações sobre a utilização das marc as de leitor como possibilidade de análise de livros.1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado