Mapeamento das Monografias dos Formandos do Curso de Ciências da Educação, Opção Matemática, em Cabinda (Angola)
Resumo
O texto apresenta uma síntese do mapeamento da produção acadêmica representada pelas monografias dos formandos em Matemática do Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) de Cabinda, em Angola, no período 1998-2009. Trata-se de parte de uma pesquisa de doutorado, cujo objetivo é a construção de um cenário histórico sobre o curso de Ciências da Educação, opção Matemática do ISCED, com a realização de entrevistas com professores e exestudantes sob a metodologia da História Oral. O mapeamento buscou identificar autores, orientadores e perspectivas teórico-metodológicas dos trabalhos mencionados. Nossa análise mostra que a maior parte dessas pesquisas é marcada pedagogicamente pela tendência tecnicista, segundo a caracterização de Dario Fiorentini e Sergio Lorenzato, tendo em vista que 24 das 25 monografias analisadas apresentam, como tema principal, propostas metodológicas para melhorar o ensino de conteúdos matemáticos em níveis de ensino específicos. Os trabalhos valem-se, muitas vezes, de pré-testes, aplicação da proposta desenvolvida e pós-testes para avaliação dos resultados obtidos.
Referências
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1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
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