Mapeamento das Monografias dos Formandos do Curso de Ciências da Educação, Opção Matemática, em Cabinda (Angola)

  • Inês Florinda Luís Buissa Docente do Instituto Superior de Ciências da Educação da Universidade Onze de Novembro e doutoranda em Educação pela Faculdade de Educação da UFMG
  • Maria Laura Magalhães Gomes Docente do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFMG

Resumo

O texto apresenta uma síntese do mapeamento da produção acadêmica representada pelas monografias dos formandos em Matemática do Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) de Cabinda, em Angola, no período 1998-2009. Trata-se de parte de uma pesquisa de doutorado, cujo objetivo é a construção de um cenário histórico sobre o curso de Ciências da Educação, opção Matemática do ISCED, com a realização de entrevistas com professores e exestudantes sob a metodologia da História Oral. O mapeamento buscou identificar autores, orientadores e perspectivas teórico-metodológicas dos trabalhos mencionados. Nossa análise mostra que a maior parte dessas pesquisas é marcada pedagogicamente pela tendência tecnicista, segundo a caracterização de Dario Fiorentini e Sergio Lorenzato, tendo em vista que 24 das 25 monografias analisadas apresentam, como tema principal, propostas metodológicas para melhorar o ensino de conteúdos matemáticos em níveis de ensino específicos. Os trabalhos valem-se, muitas vezes, de pré-testes, aplicação da proposta desenvolvida e pós-testes para avaliação dos resultados obtidos.

Referências

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UNIVERSIDADE AGOSTINHO NETO. O deliberativo (2002-2007). Tomo I. Nº. 1. Volume 1. Luanda/ Angola: EDUAN (Editora da Universidade Agostinho Neto), 2007.

Publicado
2022-01-09
Como Citar
Buissa, I. F. L., & Gomes, M. L. M. (2022). Mapeamento das Monografias dos Formandos do Curso de Ciências da Educação, Opção Matemática, em Cabinda (Angola). Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática - ISSN 2596-3228, (2), 1107-1116. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/15211
Seção
Sessões Coordenadas