Algumas compreensões sobre os primeiros anos da licenciatura em matemática a distância da UFMS
Resumo
Este texto retoma parte da pesquisa de Mestrado intitulada ‘Licenciatura em Matemática da UFMS: movimentos precursores e implantação de um curso a distância’ (Autor, 2017), na qual objetivamos investigar o processo de criação e implantação do curso nos seus anos iniciais. Contudo, nesse artigo apresentamos sumariamente como foi o caminhar dessa pesquisa, os usos e as forma que contribuíram para a sua elaboração, apontando as compreensões iniciais que auxiliaram na composição de uma versão para o início desse curso. Nesta pesquisa, desde os primeiros depoimentos, fomos levados a discussões que antecederam o início do curso e que, certamente, permitiram a sua existência, como: a urgência em formar professores, os cursos de licenciatura parcelada e os projetos de educação a distância que auxiliavam os professores no interior do estado; outros aspectos também emergiram destes depoimentos, como: a evasão, a forte presença de disciplinas “duras”, a falta de adequação dos editais, a forte carga horária presencial, a logística, a falta de um conselho próprio, os problemas com a tecnologia e as peculiaridades da matemática quando se trabalha na modalidade a distância. Estes apontamentos foram discutidos por nós por meio de uma narrativa ficcional na forma de “fórum de um ambiente virtual de aprendizagem”, como o Moodle. Esta pesquisa esteve ancorada no projeto do Grupo História da Educação Matemática em Pesquisa (HEMEP) que tem por objetivo contribuir com o mapeamento da formação de professores que ensinam matemática no país, atuando diretamente em Mato Grosso do Sul.
Referências
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1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
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