A Formação de Professores Indígenas no território etnocultural “Povos do Pantanal”
Resumo
Apresentamos neste artigo um recorte da pesquisa de mestrado que teve como objetivo traçar compreensões sobre o curso de Licenciatura Intercultural Indígena “Povos do Pantanal” (PROLIND) do Campus de Aquidauana – MS da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Essas compreensões foram traçadas na elaboração de uma narrativa, apresentada ao final do trabalho, na qual buscamos caracterizar os processos que levaram à criação, implantação e estruturação, bem como os perfis do corpo docente e a estrutura física da instituição, constituindo uma versão histórica sobre o curso. Para desenvolvermos nossa pesquisa adotamos a História Oral como metodologia de pesquisa, que nos permitiu produzir fontes históricas intencionalmente, na narrativa de nossos entrevistados e na criação de uma narrativa a respeito do curso. Foram realizadas seis entrevistas e documentos oficiais foram investigados para a construção de nossa história. Uma narrativa foi criada, na qual pudemos tecer nossas compreensões acerca da criação do curso, ficando evidenciado, entre alguns fatores apresentados, que a criação de um curso inédito dentro da UFMS voltado para a formação de indígenas, trouxe ganhos sociais e culturais tanto para a Universidade, quanto para os povos indígenas e que existiu um desejo, tanto por parte de professores como por parte da comunidade indígena que o curso fosse implantado de forma permanente e regular, ou ainda, que outros cursos fossem oferecidos além da licenciatura de forma a atender outras necessidades dos “Povos do Pantanal”, com a criação de uma Faculdade Indígena. O curso trouxe aos povos indígenas um empoderamento para que enfrentem a difícil distinção que a sociedade branca os impõe.
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1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
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