Percepções do processo da criação do Curso e do Departamento de Computação através da Matemática na UFMS
Resumo
Abordaremos nesse artigo um recorte da pesquisa em andamento que visa produzir uma versão histórica do processo de criação do Curso de Ciência da Computação e do Departamento Computação e Estatística da UFMS a partir do então Departamento de Matemática (DMT). Todas as instituições de ensino passam e passaram por processos históricos de constituição, que são marcados por diversas relações, mudanças e lutas. Na busca de produzir conhecimento a partir de processos históricos como estes, produziremos em nossa pesquisa narrativas sobre tais processos, pautadas em narrativas e documentos oficiais. Para isso entrevistaremos professores do atual Instituto de Matemática e da Faculdade de Computação (FACOM) da UFMS que participaram do processo de criação e desmembramento, do curso e do departamento, respectivamente. Utilizamos como referencial teórico-metodológico a História Oral, a partir de entrevistas com os professores da época, pois são fontes vivas do processo estudado. Além das narrativas, analisamos alguns documentos disponíveis nos departamentos de Matemática e Computação, que contem indícios da criação da FACOM. Com esses estudos, nosso intuito é entender as necessidades, motivações e dificuldades para a criação do curso/departamento.Referências
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1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
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