A IN(DISCIPLINA) NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: perspectivas outras

  • Angela Guida UFMS
  • Thiago Pedro Pinto UFMS

Resumo

Narramos aqui a experiência de dois professores com formação e atuação em programas distintos que se reuniram para ministrar uma (in) disciplina ofertada a alunos de Pós-Graduação [mestrado e doutorado] também de programas aparentemente diversos: Estudos de Linguagens [PPGEL/Letras] e Educação Matemática [PPGEdumat]. A (in) disciplina intitulada “Filosofia e educação matemática” buscou discutir o pensamento de dois importantes filósofos do século XX, Ludwig Wittgenstein e Jacques Derrida, que conferiram acentuada relevância à linguagem em suas reflexões filosóficas. A discussão foi realizada a partir de temas gerais como ética, linguagem, imagem, tradução, jogos, entre outros, com a leitura de textos destes dois pensadores, sem a intenção de delimitar convergências, mas sim a explicitação de modos de ler/abordar tais temáticas.

Referências

BHABHA, H. O local da cultura. 5ª ed, Belo Horizonte: editora UFMG, 2010.

DERRIDA, J. (2005). A farmácia de Platão. 3ª ed. São Paulo: Iluminuras.

CASTRO, M. A. de. Educar poético: diálogo e dialética. In Castro, M., e Fagundes, I. e Máximo, A. O educar poético (pp. 15-42). Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2014

LEÃO, E.C. Aprender e ensinar. In.: Aprendendo a pensar. Petrópolis/RJ: Editora Vozes, 2000.

Lopes, M. (2010). Da aplicação de linguística à linguística aplicada indisciplinar. < https://ufscdeutsch2010.files.wordpress.com/2010/10/nps156.pdf.> Último acesso em 22/11/2017.

MIGUEL, Antonio. Historiografia e Terapia na Cidade da Linguagem de Wittgenstein. Bolema, Rio Claro (SP), v. 30, n. 55, p. 368 - 389, ago. 2016.

MIGUEL, F. V. C.. Investigações literárias contemporâneas a partir da atitude terapêutica de Ludwig Wittgenstein. RevLet: Revista Virtual de Letras, v. 8, p. 456-475, 2016.

MIGUEL, F. V. C.; MIGUEL, A. . Uma terapia do noturno a partir do War Requiem de Derek Jarman. Aletria: Revista de Estudos de Literatura, v. 25, p. 195-214, 2015.

WITTGENSTEIN, L. Conferência sobre ética. Tradução: Darlei Dall’Agnol. Disponível em < http://www.ebah.com.br/content/ABAAAA2KEAH/conferencia-sobre-etica>.

NIETZSCHE, F. Assim falou Zaratustra (1981). Trad. Mário da Silva 2ª Ed. Rio de

Janeiro: Civilização brasileira

NICOLESCU, B. O Manifesto da Transdisciplinaridade. Tradução de Lucia Pereira de Souza. São Paulo: Triom, 1999

PLATÃO. Diálogos: Mênon, Banquete e Fedro. Rio de Janeiro: Ediouro, 1990.

SAVIANI, D. (1992). Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 3. ed. São Paulo: Cortez

ROSA, G. Grande sertão: veredas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006.

WITTGENSTEIN, L. Investigações Filosóficas. Trad. BRUNI, J. C. São Paulo: Nova Cultural, 1999.

Publicado
2017-12-31
Como Citar
GUIDA, A.; PINTO, T. P. A IN(DISCIPLINA) NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: perspectivas outras. Perspectivas da Educação Matemática, v. 10, n. 24, 31 dez. 2017.
Seção
Celebração dos 10 anos do PPGEdumat (UFMS)

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)