Produção de Histórias sobre/na Educação Matemática: um exercício com os Projetos Minerva mobilizando um texto ficcional e Fotografias Compósitas.
Resumo
Este texto trata sobre o nosso entendimento quanto à produção de Histórias na Educação Matemática articulando algumas ideias da Filosofia de Ludwig Wittgenstein (1999), em sua segunda fase. Neste sentido articulamos duas metáforas para nossa produção historiográfica: o escafandro e as fotografias compósitas. A primeira é trazida exemplificar o papel da "linguagem" na constituição do que chamamos, usualmente, de realidade, e trata da impossibilidade em desvincular estas duas. A segunda é aqui chamada como uma analogia à produção ficcional que fazemos no trabalho que subsidia este texto (PINTO, 2013), em especial, destacamos aspecto que Francis Galton dava às Fotografias Compósitas e como Wittgenstein as utilizou na elaboração de um de seus conceitos: a semelhança de família. No exercício desta postura metodológica discutimos aqui a elaboração de um texto ficcional que possibilita a construção de múltiplos discursos e o exercício de diversos jogos de linguagem que abarcam o Projeto Minerva.
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