Desenvolvimento do Caapedia

Design instrucional e metodologia para um jogo educativo sobre a sustentabilidade na Caatinga

Palavras-chave: Desenvolvimento de software, Educação Ambiental, Aprendizagem Baseada em Jogos Digitais, Informação e Conhecimento

Resumo

Este artigo apresenta o desenvolvimento do Caapedia, um jogo educativo digital voltado para a promoção de práticas sustentáveis no semiárido brasileiro. Concebido como uma ferramenta de aprendizagem baseada em jogos digitais, integrando elementos de gamificação, narrativa interativa e simulação de recursos naturais, de modo a possibilitar uma experiência lúdica e ao mesmo tempo formativa. O objetivo central consiste em documentar as etapas de concepção, planejamento e implementação técnica do jogo, oferecendo subsídios metodológicos e tecnológicos para pesquisas na área de jogos sérios e educação ambiental. A metodologia adotada fundamentou-se no Game Development Life Cycle (GDLC), que orientou o processo em seis fases iterativas: Iniciação, Pré-produção, Produção, Testes, Beta e Lançamento. O Caapedia simula a gestão de recursos hídricos, financeiros e ambientais em uma propriedade rural na Caatinga, permitindo que os jogadores enfrentem desafios semelhantes aos vivenciados por comunidades locais, compreendendo as consequências de suas decisões produtivas. Além disso, a narrativa foi estruturada para valorizar a agricultura familiar, a biodiversidade regional e os saberes tradicionais, articulando ciência e cultura em um mesmo ambiente digital. Foi desenvolvido utilizando tecnologias web modernas, assegurando acessibilidade por navegadores em diferentes dispositivos, sem necessidade de instalação. Na fase Beta, alcançou 164 usuários ativos, registrando um tempo médio de engajamento de 15 minutos e 18 segundos, com mais de 13 mil visualizações de tela, o que evidencia interesse e potencial de imersão da proposta. Os resultados indicam a viabilidade técnica e metodológica da iniciativa, reforçando como ferramentas digitais acessíveis podem fomentar a educação ambiental em contextos regionais. Concluindo-se que a proposta não representa apenas uma ferramenta pedagógica, mas também uma iniciativa de valorização da identidade cultural e ambiental da Caatinga, com potencial de ser replicado em outros biomas e contextos educacionais.

Biografia do Autor

Fernando Pereira Coelho, Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina, PE, Brasil

Mestrando em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Especialista em Engenharia de Sistemas pela Escola Superior Aberta do Brasil (ESAB) e Licenciado em Computação pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF-Sertão PE). Tem experiência na área de Ciência da Computação e Educação, com ênfase em desenvolvimento de sistemas e aplicações de tecnologias digitais no contexto educacional.

Paulo Roberto Ramos, Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina, PE, Brasil

Graduação em Ciências Sociais. Mestrado e Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente, é professor associado da Universidade Federal do Vale do São Francisco - Univasf. Tem experiência nas áreas de Educação, Metodologia Científica, Ciência Política e Sociologia, com ênfase em Sociologia do Desenvolvimento, Sociologia Ambiental, Sociologia da Saúde e Sociologia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Ambiental, Meio Ambiente, Interdisciplinaridade, Degradação Socioambiental, Saúde Ambiental e Mídia. Fundador e Coordenador Geral do Programa Escola Verde, aprovado pelo Programa de Extensão Universitária (PROEXT-MEC). Ganhador do prêmio de Referência para Inovação e Criatividade na Educação Básica pelo MEC através do Projeto Escola Verde. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental Interdisciplinar. Coordenador do Núcleo Temático de Educação Ambiental Interdisciplinar (NUTEAI) e do Núcleo de Estudos em Sociologia Ambiental (NESSA). Coordenador do Curso de Especialização Lato Sensu em Educação Ambiental Interdisciplinar, Univasf.

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Publicado
2025-09-29
Como Citar
COELHO, F. P.; RAMOS, P. R. Desenvolvimento do Caapedia. Revista Edutec - Educação, Tecnologias Digitais e Formação Docente, v. 5, n. 1, 29 set. 2025.
Seção
Artigos Científicos