ENSINO REMOTO
PERCEPÇÕES ACADÊMICAS EM TEMPOS DE PANDEMIA
Resumo
A pandemia do novo Coronavírus (COVID-19) trouxe grandes desafios para a educação, várias instituições de ensino brasileiras adotaram o ensino remoto. Nesse sentido, o objetivo do presente estudo foi avaliar os impactos no processo de aprendizagem dos acadêmicos de Instituição Privada do Estado de Mato Grosso durante o período de aulas remotas. Trata-se de um estudo quantitativo-qualitativo de caráter exploratório-descritivo, realizado no segundo semestre de 2020, tendo como voluntários 233 (duzentos e trinta e três) acadêmicos matriculados entre os diferentes cursos ofertados pela IES. Os resultados obtidos dos questionários foram analisados estabelecendo relação com as contribuições dos autores que foram convidados neste estudo. Os dados tabulados, já as respostas descritivas foram comparadas e descritas de modo a demonstrar as diferentes opiniões e ideias sobre a mesma questão durante a pesquisa. Pode-se observar através dos resultados que a combinação de aulas presenciais com as facilidades das aulas remotas o que caracteriza o ensino híbrido a ser desenvolvido em um futuro próximo, buscando um amadurecimento desse modelo como opção de dinamismo que pode transcender os meios tradicionais de construção do conhecimento. Por meio da pesquisa foi possível revelar que os aspectos positivos percebidos pelos acadêmicos acerca das aulas remotas realizadas de forma emergencial em tempos de pandemia preponderaram sobre os negativos na IES estudada e que as aprendizagens realizadas no período a partir de análises e reflexões posteriores podem alavancar melhorias no processo de construção do conhecimento acadêmico.
Referências
AMARAL, E.; POLYDORO, S. Os desafios da mudança para o ensino remoto emergencial na graduação na Unicamp–Brasil. Linha mestra, [S. l.], v. 41a, p. 52-62, 2020.
BROMBATTI, F.; DO AMARANTE TOLLAZZI, C. Percepção Da Aplicação De Aulas No Formato On-Line Por Alunos De Cursos Presenciais De Nível Superior. Revista Conectus: tecnologia, gestão e conhecimento, [S. l.], v. 1, n. 5, 2021.
COELHO, C. G.; DA FONSECA XAVIER, F. V.; MARQUES, A. C. G. Educação física escolar em tempos de pandemia da COVID-19: a participação dos alunos de ensino médio no ensino remoto. Intercontinental Journal on Physical Education, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1-13, 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/eAcAd. Acesso: 01 jan. 2022.
DA FONSECA SOUZA, S. M.; FOFANO, C. S.; QUARTO, L. C.; LUQUETTI, E. C. F.; MANHÃES, F. C. Os encontros e desencontros do ensino presencial, a distância e remoto em tempos de COVID-19. Revista Transformar, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 40-53, 2020.
DA SILVA PEREIRA, R. M.; DE SOUZA SELVATI, F.; DE SOUZA RAMOS, K.; TEIXEIRA, L. G. F.; DA CONCEIÇÃO, M. V. Vivência de estudantes universitários em tempos de pandemia do COVID-19. Revista Práxis, [S. l.], v. 12, (1sup), 2020.
DE JESUS SOUSA, M. Percepções de Qualidade dos Alunos de Aulas Remotas de Pós-graduação: o Estudo em uma IES do Estado do Pará. EaD em Foco, [S. l.], v. 10, n. 3, 2020.
DIAS SOBRINHO, J. Avaliação educativa: produção de sentidos com valor de formação. Avaliação, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 193-207, 2008.
ESPÍNDOLA, M. A.; PEREIRA, F. C. M. Avaliação da Modalidade Remota de Ensino: Uma percepção a partir dos discentes do Ensino Superior. Informática na educação: teoria & prática, [S. l.], v. 24, n. 2, 2021.
FERNÁNDEZ, A. A inteligência aprisionada. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991.
FONSÊCA, C. G. R.; FONSÊCA, A. G. R.; DE BRITO, A. H. O desafio de se manter motivado a estudar em meio à pandemia: percepção de alunos piauiense de universidade pública na modalidade EAD. Brazilian Journal of Development, [S. l.], v. 7, n. 12, p. 116698-116714, 2021. Disponível em: https://link.ufms.br/2ylVG. Acesso em: 01 jan. 2022.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2009.
KRONBAUER, A. H. Um desenho metodológico para engajar e motivar os alunos nas aulas remotas na pandemia do COVID-19. Educação, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 611-626, 2020.
OMS. Organização Mundial da Saúde. 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/CH144. Acesso em: 01 jan. 2022.
PARRA, N. Didática: dos modelos à prática de ensino. Anais do 3º Seminário - A didática em questão, [S. l.], v. 1, p. 80-102, 1985.
QUINA, J.; COSTA, F. C.; DINIZ, J. O feedback pedagógico: Análise da informação retida pelos alunos em aulas de Educação Física. Intervencione en conductas motrices significativas, [S. l.], p. 735-747, 1998. Disponível em: https://link.ufms.br/f2GY7. Acesso em: 26 dez. 2023.
SALES, K. M. B.; SANTANA, C. L. S. Aula em Casa: Educação, Tecnologias Digitais e Pandemia COVID-19. Interfaces Científicas - Educação, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 75-92, 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/iCCfA. Acesso em: 26 dez. 2023.
SANTOS JUNIOR, V. B. S.; MONTEIRO, J. C. S. Educação e COVID-19: As tecnologias digitais mediando a aprendizagem em tempos de pandemia. Revista Encantar, [S. l.], v. 2, p. 01-15, 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/lrC2p. Acesso em: 01 jan. 2021.
TEZZA, C. Material didático: um depoimento. Educar em Revista, Curitiba, n. 20, p. 35-42, 2002. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0104-4060.262. Acesso em: 14 dez. 2023.
VERCELLI, L. D. C. A. Aulas remotas em tempos de COVID-19: a percepção de discentes de um programa de mestrado profissional em educação. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 13, n. 2, p. 47-60, 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/muKNA. Acesso em: 26 dez. 2023.
Copyright (c) 2023 Revista Edutec - Educação, Tecnologias Digitais e Formação Docente
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Edutec utiliza como base a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional, pois acredita na importância do movimento do acesso aberto nos periódicos científicos, como Open Archives Initiative.
Ao submeter um texto à revista os autores concordam com os seguintes termos:
- Os autores concordam em licenciar os trabalhos aceitos para publicação sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
- Com o licenciamento em CC-BY 4.0, os autores mantém os direitos intelectuais sobre o texto e concedem à Revista Edutec o direito de primeira publicação.
- Os autores concordam em autorizar o envio e indexação dos textos de sua autoria em bases de dados e portais de informação acadêmica e científica.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, em páginas pessoais e redes sociais acadêmicas, após o processo editorial, desde que sejam respeitadas as formas de licenciamento e apresentação do texto, além da indicação do local de origem de publicação, no caso, o link para a Revista Edutec.
- Os autores dos trabalhos publicados na Revista Edutec são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
- Todos os trabalhos submetidos à Revista Edutec que possuírem em seu corpo imagens, fotografias, figuras em que estejam registradas imagens de seres humanos, devem vir acompanhados de Termo de Autorização de Uso de Imagem, do membro participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com dados e assinatura dos mesmos.