REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE E AS POSSIBILIDADES DE ENSINAGEM PARA A CULTURA MAKER

Palavras-chave: Formação Docente, Cultura Maker, Ensinagem, Protagonismo Discente

Resumo

O distanciamento social, medida de combate à Pandemia causada pela COVID-19, intensificou o uso de meios digitais em diversas áreas de trabalho. Nos sistemas de ensino foi necessário adequar as estratégias e metodologias à nova realidade de professores, estudantes e práticas pedagógicas. Essas adaptações ampliaram as possibilidades de práticas pedagógicas, exigindo que novas competências sejam consideradas na formação dos professores que atuam nestes contextos e a partir destes contextos. O objetivo do presente artigo é problematizar a influência da base epistemológica na reconfiguração dos saberes e das práticas pedagógicas e os modos como ela pode afetar a reestruturação da formação docente. Essa discussão foi implementada em três momentos: (1) pela análise de aspectos metodológicos e dos usos dos recursos tecnológicos necessários a reformulação da mediação pedagógica nos contextos de Pandemia; (2) pela tematização dos processos de constituição do protagonismo discente, como consequência da descentralização do papel do professor advindo destas modalidades de ensino; (3) e pela apresentação do paradigma da cultura maker, como um movimento epistemológico diferenciado dos processos tradicionais de ensino, e suas repercussões na reconfiguração da formação e da mediação docente. Como resultado deste estudo destaca-se que o redesenho das questões metodológicas deve apoiar-se em outra perspectiva epistemológica orientada pela cultura maker, a partir da proposição do protagonismo discente como elemento de inovação pedagógica orientador da reconfiguração da formação docente.

Biografia do Autor

Simone Corte Real Barbieri, Universidade de Caxias do Sul

Doutora em Educação pela Universidade de Caxias do Sul. Mestre em Ética e Filosofia Política pela Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre. Docente na área de Humanidades da Universidade de Caxias do Sul. Coordenadora da Editora da Universidade de Caxias do Sul (EDUCS). Pós-Doutoranda em Educação na Universidade de Caxias do Sul, com interesse em pesquisa na formação docente e em biopolítica.

Scheila de Avila e Silva, Universidade de Caxias do Sul

Possui graduação em Gestão da Tecnologia da Informação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e em Ciências Biológicas pela Universidade de Caxias do Sul. A formação stricto sensu inclui mestrado em Computação Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e doutorado em Biotecnologia pela Universidade de Caxias do Sul. Atualmente é professora adjunta na Universidade de Caxias do Sul, nos níveis de graduação e pós-graduação. É membro do corpo docente Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia e do Programa de Pós-Graduação em Saúde Animal da UCS. Atua como pesquisadora do Núcleo de pesquisa em Bioinformática e coordena projetos de pesquisa no Laboratório de Biologia Computacional e Bioinformática. Possui experiência em análise de dados e integração de bases de dados biológicos, além da aplicação de técnicas de inteligência artificial em dados genômicos. Os atuais projetos de pesquisa estão relacionados ao problema de predição de promotores bacterianos e anotação genômica. Atua como revisora ad hoc de revistas internacionais e nacionais e como orientadora de alunos de iniciação científica, graduação, especialização, mestrado e doutorado. É membro do Comitê Gestor da Comissão Especial de Sistemas de Informação (CE-SI) da Sociedade Brasileira de Computação e do corpo editorial da revista iSys.

Kétini Mafalda Sacon Baccin, Universidade de Caxias do Sul

Graduada em Ciências Biológicas Licenciatura e Bacharelado pela UCS. Possui experiência em métodos e estratégias de aprendizagem ativa em ciências e biologia, pela atuação como bolsista do PIBID - Ciências Biológicas e voluntária do Projeto LABIC UCS-CARVI. Atuou também como bolsista no laboratório de melhoramento genético da EMBRAPA Uva e Vinho, no qual desenvolveu atividades referentes à biologia molecular com ênfase no Banco Ativo de Germoplasma - Uva (BAG-UVA). Atuou ainda como bolsista BIC-UCS no Instituto de Saneamento Ambiental (ISAM), participando dos projetos SI - Ambiental e Concentração de Metais em Tubarões e Peixes.

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Publicado
2022-09-25
Como Citar
Corte Real Barbieri, S., de Avila e Silva, S., & Sacon Baccin, K. M. (2022). REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE E AS POSSIBILIDADES DE ENSINAGEM PARA A CULTURA MAKER. Revista Edutec - Educação, Tecnologias Digitais E Formação Docente, 2(1), 1-25. https://doi.org/10.55028/edutec.v2i1.14488