Educação e tecnologias no período de distanciamento social

Uma análise da rede educacional do Estado de São Paulo no período de 2020-2022

Palavras-chave: Educação, Distanciamento social, Tecnologias educacionais, Políticas educacionais, Rede Estadual de Educação de São Paulo

Resumo

O presente artigo tem como objetivo compreender como o estado de São Paulo, por meio de sua Secretaria da Educação (Seduc-SP), atuou normativamente no desenvolvimento de políticas educacionais tecnológicas no contexto de distanciamento social da Pandemia de Covid-19, no período de 2020 a 2022, bem como entender se Seduc-SP já contava com uma estrutura de desenvolvimento tecnológico, com investimento orçamentário em tecnologias educacionais e capacitação profissional para área, ou se ela foi elaborada apenas para atender a uma necessidade do contexto pandêmico. Mediante pesquisa exploratória, utilizando-se análise documental, bibliográfica e confrontando com dados se buscou analisar se a Rede Estadual de Educação, no âmbito de sua política educacional, já contava com uma estrutura de desenvolvimento tecnológico que estava subutilizada ou se ela foi elaborada apenas para atender a uma necessidade emergencial do contexto pandêmico. Realizou-se, também, uma análise do impacto educacional e social das ações adotadas pela Seduc-SP no período. O estudo demonstrou a existência de uma infraestrutura básica para a adoção de recursos tecnológicos, no entanto, evidenciou a ausência de uma política tecnológica prévia e contínua, que impõe desafios profundos para a concretização de um ensino qualificado por meio das tecnologias e a necessidade de novos estudos, com o intuito de verificar a permanência da política educacional tecnológica implantada e seus respectivos resultados.

Biografia do Autor

Flávio Sebastião de Oliveira, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil

Concluiu o Mestrado em Administração e Sociedade na Universidade Federal de São Carlos - UFSCar em 2022. Atualmente é Supervisor de Ensino na Rede Municipal de Educação de Assis - SP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão de Sistemas Educacionais de Ensino e Recursos Humanos.

Sergio Azevedo Fonseca, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara, SP, Brasil

Concluiu o doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo em 2000, tendo se tornado livre-docente em Administração pela UNESP em junho de 2010. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Unesp, lotado no Departamento de Administração Pública da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara. Atua, também, como docente do Programa de Pós-Graduação em Administração e Sociedade, da Universidade Federal de São Carlos e no Mestrado Profissional em Administração da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias do Câmpus de Jaboticabal da Unesp.

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Publicado
2025-06-23
Como Citar
OLIVEIRA, F. S. DE; FONSECA, S. A. Educação e tecnologias no período de distanciamento social. Revista Edutec - Educação, Tecnologias Digitais e Formação Docente, v. 5, n. 1, 23 jun. 2025.
Seção
Artigos Científicos