Tecnologias digitais utilizadas como signos mediadores de aprendizagem para o ensino de Língua Portuguesa

  • Marília Dias Treicha Instituto Federal Sul-rio-grandense - Câmpus Pelotas/Visconde da Graça, Pelotas, RS, Brasil https://orcid.org/0009-0003-7479-6101
  • Maria Isabel Giusti Moreira Instituto Federal Sul-rio-grandense - Câmpus Pelotas/Visconde da Graça, Pelotas, RS, Brasil https://orcid.org/0000-0001-9940-2138
Palavras-chave: Tecnologias digitais, Signos, Aprendizagem, Ensino de Língua Portuguesa

Resumo

Este artigo investiga o uso de tecnologias digitais como signos mediadores da aprendizagem, com foco específico no ensino de Língua Portuguesa. Fundamentado na teoria socio-histórico-cultural de Lev Vigotski, o estudo explora como a integração de tecnologias digitais nas práticas pedagógicas pode facilitar não apenas a construção do conhecimento, mas também o desenvolvimento das funções psicológicas superiores, como a memória, a atenção e o pensamento abstrato. São analisadas diversas ferramentas, entre elas Google Sala de Aula, Google Forms, Padlet, Quizizz e Jamboard, que têm se mostrado produtivos na promoção de um ensino mais interativo, colaborativo e personalizado, capaz de envolver os alunos de maneira ativa e significativa. O artigo propõe estratégias para otimizar a adoção e o uso dessas tecnologias no ambiente educacional, ressaltando que, quando utilizadas de forma planejada e consciente, elas podem contribuir significativamente para o desenvolvimento cognitivo dos alunos. Essas ferramentas tornam o processo de ensino e de aprendizagem ativo, adaptado às necessidades individuais e colaborativas, permitindo que os alunos assumam um papel mais ativo, crítico e protagonista em seu processo de aprendizagem. Conclui-se que o uso adequado dessas tecnologias pode transformar o ambiente educacional, criando um espaço de aprendizado mais interativo, envolvente e acessível, onde os alunos podem desenvolver habilidades cognitivas, participativas e criativas de forma mais produtiva. Essas ferramentas permitem que o processo de ensino se torne mais ativo, flexível e adaptável às diferentes necessidades e estilos de aprendizagem, facilitando uma personalização do ensino que valoriza a autonomia e o protagonismo dos estudantes.

Biografia do Autor

Marília Dias Treicha, Instituto Federal Sul-rio-grandense - Câmpus Pelotas/Visconde da Graça, Pelotas, RS, Brasil

Graduação em Letras - Licenciatura e Habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Pelotas (2007), Especialização Lato Sensu em Linguagens Verbais, Visuais e suas Tecnologias pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (Campus Pelotas), Especialização Lato Sensu/EAD em Coordenação Pedagógica (MEC/UFRGS) e Mestrado em Ciências e Tecnologias na Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (Campus Pelotas - Visconde da Graça). Atualmente, professora de Língua Portuguesa na EEEF Rachel Mello e EMEF Nossa Senhora de Lourdes, ambas na cidade de Pelotas/RS.

Maria Isabel Giusti Moreira, Instituto Federal Sul-rio-grandense - Câmpus Pelotas/Visconde da Graça, Pelotas, RS, Brasil

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Pelotas (2004), mestrado em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006) e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade do Rio Grande do Sul (2017). Atualmente é professora efetiva de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal Sul-rio-grandense, Campus Pelotas - Visconde da Graça (CAVG). Foi coordenadora geral do Programa de Mestrado em Ciências e Tecnologias na Educação do mesmo campus. Atualmente está Coordenadora de Pós-graduação do Instituto de Federal Sul-rio-grandense.

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Publicado
2025-10-23
Como Citar
TREICHA, M. D.; MOREIRA, M. I. G. Tecnologias digitais utilizadas como signos mediadores de aprendizagem para o ensino de Língua Portuguesa. Revista Edutec - Educação, Tecnologias Digitais e Formação Docente, v. 5, n. 1, 23 out. 2025.
Seção
Artigos Científicos