SIDE – SISTEMA INTELIGENTE DE DETECÇÃO DE EVASÃO

APLICAÇÃO EM UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO FEDERAL

  • Matheus Fogaça Bicudo de Almeida Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Campus Itapetininga https://orcid.org/0009-0007-9005-4414
  • Adriana Marques Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Campus São Paulo; Agência Nacional de Água e Saneamento https://orcid.org/0000-0001-8500-2053
Palavras-chave: Modelagem, Data mining, Gestão escolar, Instituições educativas, Permanência escolar

Resumo

O controle da evasão escolar requer ações integradas e um compromisso coletivo para garantir que todos os estudantes tenham acesso a uma educação de qualidade. Instituições de ensino superior devem tomar medidas para prevenir a evasão, o que pode incluir a oferta de programas de suporte acadêmico e financeiro, a criação de oportunidades de estágios e empregos para os estudantes, a sensibilização sobre a importância da educação superior, entre outras medidas. O aprendizado de máquina é uma ferramenta valiosa para prevenir a evasão escolar, pois permite a coleta e análise de dados para identificar os estudantes em risco, personalizar programas de apoio, monitorar o progresso e avaliar a eficácia de programas de prevenção. No Brasil, segundo a PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), no ano de 2019, cerca de 89,2% da população entre 15 e 17 anos estava incluída na taxa de escolarização, demonstrando o longo caminho a ser percorrido para alcançar a universalização proposta na Constituição de 1988. Dessa forma, a presente pesquisa teve como objetivo desenvolver um sistema de identificação de evasão utilizando Data Mining e Machine Learning, como um meio eficiente na identificação de evasão em instituições de ensino. Com base em informações dos próprios discentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFSP campus Itapetininga, obtiveram-se dados como local de residência, meio de transporte utilizado para chegar à instituição, motivação da matrícula, dentre outros fatores significativos na análise da probabilidade de evasão dos estudantes. O programa demonstrou quem possui maior probabilidade de evadir do corpo estudantil, ajudando os gestores a alocar os recursos e tomar as decisões necessárias. Os resultados obtidos nos dois modelos tiveram precisão de 86% em um modelo para análise das evasões e de até 100% em outro modelo, com pequenas oscilações devido à falta de coerência de alguns dos dados fornecidos.

Biografia do Autor

Matheus Fogaça Bicudo de Almeida, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Campus Itapetininga

Possui experiência na área de Engenharia Civil através da formação técnica em edificações participando em congressos de iniciação cientifica. Possui experiência na Engenharia Mecânica e elétrica pela formação técnica em eletromecânica. Cursando Bacharelado no ensino superior em Engenharia Mecânica no Instituto Federal de Ciências e Tecnologia de São Paulo - Câmpus Itapetininga. Possui participação como bolsista no projeto de extensão "Cursinho Popular" do IFSP-ITP na área de química.

Adriana Marques, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Campus São Paulo; Agência Nacional de Água e Saneamento

Pós-doutorado no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares-IPEN (em andamento) sob supervisão da Professora Doutora Isolda Costa no tema de microplásticos. Pós-doutorado na Universidade Federal de São Paulo-Unifesp (em andamento) sob supervisão do Professor Doutor Rubens Lacerda de Sá no título "Operação acolhida, interiorização e hos(ti)pitalidade migrante". Doutora em Engenharia Mecânica pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), graduação em Ciências Econômicas e Ciências Contábeis. Atualmente é Coordenadora de Estudos Econômicos da Superintendência de Estudos Hídricos e Econômicos - SHE da ANA. Foi Coordenadora do gabinete da Presidente da ANA, Secretaria Executiva adjunta no Ministério da Igualdade Racial. Coordenadora Geral CGDEA – Enap. É professora do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) campus SPO, membro do núcleo de estudos afro-brasileiros e indígenas - NEABI. Desde 2003 é fellow do Programa Lead Internacional, organização ligada ao desenvolvimento de lideranças na temática da sustentabilidade. Possui experiência como avaliadora de cursos de ensino superior e técnicos pelo INEP/MEC. Líder do Grupo de Pesquisa de Energia, Água e Saneamento (ENASA/CNPq). Editora-chefe da Revista Sinergia do IFSP. Atua na área ambiental, econômica e social em temas como comunidades tradicionais, recursos hídricos, planejamento energético e algoritmos racistas. Participou de projetos e treinamento pelas Nações Unidas (UN), Fundação Rockfeller e Fundação Kellog no Japão, México, Inglaterra e Itália. Organizadora e autora do livro “Arcabouço Pedagógico Para o Estudo Étnico-Racial e Ambiental” e do livro “Isotermas de Adsorção: Teoria e Prática”.

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Publicado
2024-12-26
Como Citar
ALMEIDA, M. F. B. DE; MARQUES, A. SIDE – SISTEMA INTELIGENTE DE DETECÇÃO DE EVASÃO. Revista Edutec - Educação, Tecnologias Digitais e Formação Docente, v. 4, n. 1, 26 dez. 2024.