Democratização do conhecimento no cenário das Humanidades Digitais frente à inclusão tecnológica educacional na pandemia covid-19
Resumo
Diante do recente surto pandêmico pelo Covid-19, as instituições de ensino buscaram nas tecnologias formas para minimizar os danos causados à continuidade do ano letivo vigente, pautando seus processos educacionais em estratégias que agreguem significado ao conhecimento construído. Somado a isso, levantou-se, no meio acadêmico, reflexão em torno das Humanidades Digitais, considerando que a inserção do digital nos aspectos humanos, em especial nos ambientes de aprendizagem, permita à Educação mediar situações de ensino e de aprendizagem democrática, flexível, interativa e equânime. Nesse sentido, a questão norteadora desse estudo indaga: no enfrentamento à pandemia, os processos educacionais mediados pelas tecnologias conseguiram democratizar o conhecimento construído? A hipótese é que provavelmente há um hiato entre a urgência em incluir a tecnologia nos espaços pedagógicos e a importância de que todos os aprendizes possam ter as mesmas oportunidades de ensino para a contemplação da sua aprendizagem, visto que a pandemia ao tempo que despertou a relevância de inserir os recursos e artefatos digitais nos contextos sociais da Humanidade, também destacou as discrepâncias existenciais entre aqueles que têm ou não acesso aos mesmos. Frente disso, para responder ao objetivo geral dessa investigação, que propõe analisar se os processos educacionais mediados pelas tecnologias possibilitam a democratização do conhecimento construído frente ao momento pandêmico, a abordagem do estudo foi qualitativa com um delineamento exploratório, dialético e experiencial, por meio de uma revisão bibliográfica sistemática integrativa que levantou produções científicas em bases virtuais. Como principais achados, apenas 15 artigos científicos investigados obedeceram aos critérios de inclusão, sendo submetidos ás etapas da pesquisa e à análise dos dados. Conclui-se que em meio á mediação tecnológica tão evidente, é preciso considerar as desigualdades sociais, para que essa problematização proponha possibilidades de agregar estratégias direcionadas à garantia do acesso à Educação.
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