O PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA

Palavras-chave: Educação Matemática, Formação de professor, Tecnologias digitais, Pensamento computacional, Matemática

Resumo

O pensamento computacional tem aparecido nas discussões que envolvem a formação de professores, visto que tanto a Base Nacional Comum de Formação (BNC-Formação), quanto a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) fazem, em seu texto, referências ao uso desse pensamento na prática docente. Assim, o objetivo desse trabalho é apresentar uma revisão de literatura com intuito de verificar como está sendo trabalhado o pensamento computacional na formação inicial e continuada do professor de matemática. O caminho metodológico adotado é da pesquisa bibliográfica de natureza exploratória, realizada na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD),  Catálogo de Teses e Dissertações (CAPES) e no Google Acadêmico, os dez trabalhos apresentados nesse artigo representam um recorte dos estudos coletados em uma pesquisa de mestrado sobre o pensamento computacional na formação inicial do professor de matemática. Os estudos sobre a formação inicial revelam que a inclusão do pensamento computacional pode beneficiar o desenvolvimento da habilidade de resolução de problemas, promovendo uma compreensão mais profunda das conexões entre o pensamento computacional e o pensamento matemático. O resultado disso é uma melhoria na prática docente, além de que os estudos da formação continuada mostram os benefícios e impactos positivos no processo de ensino e aprendizagem quando o pensamento computacional é compreendido e integrado com a matemática, o que pode inspirar novas abordagens dos professores em sala de aula.

Biografia do Autor

Joel da Costa Lobato Junior, Universidade do Estado do Pará

Possui graduação em Licenciatura da Computação pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), especialista em Redes de Computadores pela Universidade da Amazônia (UNAMA) e em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente, mestrando em Educação na Linha de Formação de Professores e Práticas Pedagógicas da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e técnico administrativo educacional na área de tecnologia da informação na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).

Rosineide de Sousa Jucá, Universidade do Estado do Pará

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1994), Especialização em Educação Matemática pela Universidade do Estado do Pará (2004), Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Pará (2008), Doutorado em Educação Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Mato Grosso (2014), Pós doutoramento pela Universidade Estadual de São Paulo (2023). É professora efetiva da Secretaria de Educação do Estado do Pará onde atua como formadora do Centro de formação dos profissionais da Educação básica. É Professora orientadora do Clube de Ciências da Universidade Federal do Pará. É professora efetiva da Universidade do Estado do Pará, atuando na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação.

Antônio José de Barros Neto, Universidade do Estado do Pará

Possui graduação em Tecnólogo em Processamento de Dados pela Universidade Federal do Pará (1988), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (1995) e doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2015). Realizou estágio de pós-doutoramento no TechPeople Lab no Departamento de Informática na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa onde participou de pesquisas na área de acessibilidade e tecnologia assistiva para pessoas com deficiência visual (2019). É Analista de Tecnologia da Informação da Universidade Federal do Pará e professor adjunto da Universidade do Estado do Pará.

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Publicado
2024-12-26
Como Citar
LOBATO JUNIOR, J. DA C.; JUCÁ, R. DE S.; BARROS NETO, A. J. DE. O PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA . Revista Edutec - Educação, Tecnologias Digitais e Formação Docente, v. 4, n. 1, 26 dez. 2024.