Arte e Tecnologia: aliadas no Ensino de Matemática

Palavras-chave: Números Complexos, M´étodo dos Domínios Coloridos, Software F(C): Funções Complexas

Resumo

Este artigo visa ampliar as possibilidades de abordagens metodológicas para o ensino e aprendizagem de números complexos e suas funções através da apresentação do software F(C): Funções Complexas, o qual tem possibilitado a representação gráfica colorida dos números complexos e suas funções, através do Método dos Domínios Coloridos. A combinação dos softwares educativos F(C): Funções Complexas e GeoGebra, é uma abordagem metodológica que tem se mostrado facilitadora do processo de ensino e aprendizagem do tema. O software F(C): Funções Complexas foi desenvolvido como pesquisa do mestrado acadêmico do curso de pós-graduação em Educação para a Ciência da Unesp/FC/Bauru, em 2003, e desde então tem sido utilizado em diversas áreas, no ensino de matemática, em pesquisas de dinâmica de fluidos e campos eletromagnéticos e nas artes visuais, dentre outras. Um princípio importante na utilização desse software é a distinção entre exibição e visualização, sendo esta última capaz de permitir que o espectador realize uma construção mental do objeto a ser estudado. Após a aplicação de uma função, as imagens coloridas geram um “quadro”, o qual é denominado “Domínio Colorido” (domain coloring) e deve ser visto como a combinação de uma impressão visual com a compreensão dos conteúdos matemáticos considerados.

Biografia do Autor

Emília de Mendonça Rosa Marques, Universidade Estadual Paulista

Doutora em Engenharia Elétrica pela UNICAMP. Professora Assistente Doutora no Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências da UNESP, Campus de Bauru, SP, Brasil.

Euro Marques Júnior, Faculdade de Agudos

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (USP). Professor da Faculdade de Agudos, SP, Brasil.

Aguinaldo Robinson de Souza, Universidade Estadual Paulista

Doutor em Química pela USP. Professor Adjunto no Departamento de Química da Faculdade de Ciências da UNESP, Campus de Bauru, SP, Brasil.

Publicado
2020-12-29
Como Citar
MARQUES, E. DE M. R.; JÚNIOR, E. M.; SOUZA, A. R. DE. Arte e Tecnologia: aliadas no Ensino de Matemática. Revista Ensin@ UFMS, v. 1, n. 5, p. 11-30, 29 dez. 2020.