Como os estudantes considerados com deficiência atrapalham “os demais”?

Palavras-chave: Inclusão escolar, Deficiência, Políticas públicas educacionais

Resumo

O Brasil vive, hoje, um preocupante contexto político-educacional, sobretudo em relação à inclusão escolar.  Seja do ponto de vista legal ou pedagógico, o retrocesso é a marca do atual governo que, escancaradamente,  tem criado estratégias para violar direitos educacionais arduamente conquistados pelas pessoas consideradas  com deficiência, principalmente nas últimas três décadas. Aqueles que entendem a gravidade do momento têm  se chocado diante de todas as tentativas de desconstrução da democracia. A partir de uma breve análise  de pronunciamentos do atual Ministro da Educação, Milton Ribeiro, a respeito da inclusão escolar no Brasil,  apresentamos o porquê, a nosso ver, vivemos um período demarcado pela injustiça, intolerância e  obscurantismo.

Biografia do Autor

José Eduardo de Oliveira Evangelista Lanuti, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Inclusão (NEPI, UFMS) e pesquisador do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença (LEPED, UNICAMP). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Três Lagoas (CPTL) e presidente da Comissão Multidisciplinar Permanente de Acessibilidade da mesma instituição. Três Lagoas, MS, Brasil.

Maria Teresa Eglér Mantoan, Universidade Estadual de Campinas

Oficial da Ordem Nacional do Mérito Educacional - reconhecimento a sua contribuição à educação brasileira. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNICAMP e coordenadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença (LEPED), da mesma instituição. Campinas, SP, Brasil.

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Publicado
2021-12-06
Como Citar
LANUTI, J. E. DE O. E.; MANTOAN, M. T. E. Como os estudantes considerados com deficiência atrapalham “os demais”?. Revista Ensin@ UFMS, v. 2, n. 6, p. 57-67, 6 dez. 2021.