Um raio-x da Escola Estadual Manoel da Costa Lima Bataguassu-MS

  • Bruno do Nascimento Miranda Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Gabriela da Silva Souza Miranda Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Kathia Luiz Ferreira de Menezes Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Regiane Cristina Guesso Lima Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Espaço Escolar, Ensino de Matemática

Resumo

Este texto se inscreve como um relato de atividades formativas do grupo do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência) Matemática Bataguassu e tem como objetivo apresentar um raio-x da Escola Estadual Manoel da Costa Lima. Esse raio-x foi produzido fundamentado por vídeos, leituras e discussões que tivemos desde maio de 2015, época em que iniciamos as atividades do subprojeto. Entendendo que a escola não se restringe ao que acontece na sala de aula, acreditamos que o espaço físico influencia diretamente no aprendizado do aluno, além de ser necessário, a toda a comunidade acadêmica, o convívio em um espaço com condições mínimas de higiene, saúde, conforto e segurança. Percebemos que na Escola na qual as atividades do PIBID tem sido desenvolvidas, muitos dos conceitos básicos estruturais são atendidos, mas há outros que deixam a desejar. Alguns dos problemas que observamos como, por exemplo, a condição dos banheiros, tem movimentado a comunidade escolar que requereu dos órgãos competentes melhorias. Nós, agora também parte daquela comunidade, iremos elaborar um projeto que irá envolver a matemática financeira e o patrimônio escolar para atuar em um outro problema por nós observados, a depredação do prédio da escola.

Biografia do Autor

Bruno do Nascimento Miranda, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Discente do Curso de Matemática modalidade a distância da UFMS polo Bataguassu.

Gabriela da Silva Souza Miranda, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Discente do Curso de Matemática modalidade a distância da UFMS polo Bataguassu.

Kathia Luiz Ferreira de Menezes, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Discente do Curso de Matemática modalidade a distância da UFMS polo Bataguassu.

Regiane Cristina Guesso Lima, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Discente do Curso de Matemática modalidade a distância da UFMS polo Bataguassu.

Referências

BRASIL. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. LDB. Brasília, Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm>. Acesso em: 25 nov. 2013.

KUBATA, Laura et al. A Postura do Professor em Sala de Aula: atitudes que promovem bons comportamentos e alto rendimento educacional. Revista Eletrônica de Letras, Franca-sp, v. 3, n. 1, p.1-26, jan. 2010. Disponível em: <http://periodicos.unifacef.com.br/index.php/rel/article/view/421/404>. Acesso em: 14 jul. 2015.

O que revela o espaço escolar? um livro para diretores de escola / [Comunidade Educativa CEDAC]. — 1. ed. — São Paulo : Moderna, 2013. Disponível em: <http://www.moderna.com.br/lumis/portal/file/fileDownload.jsp?fileId=8A8A8A833E8BA005013E9E000E650B9C>. Acesso em: 25/09/2015.

Pro dia nascer feliz. Direção de João Jardim. Rio de Janeiro-RJ: Tambellini Filmes e Fogo Azul Filmes, 2006. Son., color. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=g5W7mfOvqmU>. Acesso em: 25 jun. 2015.

REIS, Thiago. O raio x das escolas do país. 2015. Disponível em: <http://especiais.g1.globo.com/educacao/2015/censo-escolar-2014/o-raio-x-das-escolas-do-pais.html>. Acesso em: 18 ago. 2015.

Publicado
2016-06-06
Como Citar
MIRANDA, B. DO N.; MIRANDA, G. DA S. S.; MENEZES, K. L. F. DE; LIMA, R. C. G. Um raio-x da Escola Estadual Manoel da Costa Lima Bataguassu-MS. Revista Ensin@ UFMS, v. 1, n. 1, p. 205-214, 6 jun. 2016.