O Soroban como Recurso Didático no Ensino de Matemática: Reflexões Iniciais
Resumo
Este artigo apresenta um recorte de um Trabalho de Conclusão de Curso desenvolvido na linha de pesquisa Didática, Educação Sexual e Artes – DiESA do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores – GforP, realizado por um acadêmico do Curso de Licenciatura em Matemática do Campus de Três Lagoas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS. O objetivo deste texto é investigar as potencialidades do Soroban no ensino de matemática, além de apresentar ao leitor as operações de adição e subtração realizadas com a ferramenta. A abordagem metodológica adotada é qualitativa, centrando-se na coleta, análise e interpretação de artigos relacionados ao objeto de pesquisa. A análise dos artigos revelou a relevância do Soroban quando incorporado nas aulas de matemática, destacando sua contribuição para o aprimoramento das habilidades matemáticas dos alunos e, consequentemente, para uma formação mais sólida e completa. No entanto, para que seu potencial seja plenamente aproveitado, é essencial que os professores recebam uma formação adequada.
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