O Soroban como Recurso Didático no Ensino de Matemática: Reflexões Iniciais

Palavras-chave: Operações Fundamentais, Matemática, Ábaco, Calculadora

Resumo

Este artigo apresenta um recorte de um Trabalho de Conclusão de Curso desenvolvido na linha de pesquisa Didática, Educação Sexual e Artes – DiESA do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores – GforP, realizado por um acadêmico do Curso de Licenciatura em Matemática do Campus de Três Lagoas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS. O objetivo deste texto é investigar as potencialidades do Soroban no ensino de matemática, além de apresentar ao leitor as operações de adição e subtração realizadas com a ferramenta. A abordagem metodológica adotada é qualitativa, centrando-se na coleta, análise e interpretação de artigos relacionados ao objeto de pesquisa. A análise dos artigos revelou a relevância do Soroban quando incorporado nas aulas de matemática, destacando sua contribuição para o aprimoramento das habilidades matemáticas dos alunos e, consequentemente, para uma formação mais sólida e completa. No entanto, para que seu potencial seja plenamente aproveitado, é essencial que os professores recebam uma formação adequada.

Biografia do Autor

Felipe Bernardino da Silva Lucas, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Mestrando em Educação Matemática na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Instituto de Matemática/Cidade Universitária, Campo Grande, MS, Brasil. Membro dos grupos de pesquisas: Grupo de Estudos de Tecnologia e Educação Matemática (GETECMAT); Didática, Educação Sexual e Artes (DiESA) e Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação de Professores (GForP).

Valdeci Luiz Fontoura dos Santos , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestre em Educação (Formação de Professores) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Pesquisador vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores (GForP/CPTL/UFMS) onde coordena a linha de pesquisa Didática, Educação Sexual, e, Artes - DiESA. Professor Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Três Lagoas, MS, Brasil.

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Publicado
2024-12-31
Como Citar
LUCAS, F. B. DA S.; SANTOS , V. L. F. DOS. O Soroban como Recurso Didático no Ensino de Matemática: Reflexões Iniciais. Revista Ensin@ UFMS, v. 5, n. 9, p. 690-709, 31 dez. 2024.
Seção
Artigos