O Soroban como Recurso Didático no Ensino de Matemática: Reflexões Iniciais
DOI:
https://doi.org/10.55028/revens.v5i9.21620Palavras-chave:
Operações Fundamentais, Matemática, Ábaco, CalculadoraResumo
Este artigo apresenta um recorte de um Trabalho de Conclusão de Curso desenvolvido na linha de pesquisa Didática, Educação Sexual e Artes – DiESA do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores – GforP, realizado por um acadêmico do Curso de Licenciatura em Matemática do Campus de Três Lagoas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS. O objetivo deste texto é investigar as potencialidades do Soroban no ensino de matemática, além de apresentar ao leitor as operações de adição e subtração realizadas com a ferramenta. A abordagem metodológica adotada é qualitativa, centrando-se na coleta, análise e interpretação de artigos relacionados ao objeto de pesquisa. A análise dos artigos revelou a relevância do Soroban quando incorporado nas aulas de matemática, destacando sua contribuição para o aprimoramento das habilidades matemáticas dos alunos e, consequentemente, para uma formação mais sólida e completa. No entanto, para que seu potencial seja plenamente aproveitado, é essencial que os professores recebam uma formação adequada.
Referências
BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. Pesquisa em educação matemática. Pró-posições, 1993, 4.1: 18-23.
D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Etnomatemática: Arte ou técnica de explicar e conhecer. 5ª ed. Editora Ática. São Paulo. 1998.
FERREIRA, Flávio de Aguiar. O uso de recursos tecnológicos no ensino-aprendizagem de matemática. 2024. 90 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
GALVÃO, Maria Cristiane Barbosa. O levantamento bibliográfico e a pesquisa científica. Fundamentos de epidemiologia. 2ed. A, v. 398, p. 1-377, 2010.
GIL, A. C., et al. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. - São Paulo: Atlas 2003
LUPETINA, Raffaela De Menezes; OLEGÁRIO, Margareth Oliveira. O ensino de matemática através do soroban: um recurso concreto que pode ser utilizado por todos. Educação: minorias, práticas e inclusão, p. 107-116, 2021.
NASCIMENTO, Thainá do. Escuta, Autoria e Colaboração: aberturas formativas em Educação Matemática com Tecnologias Digitais. Orientador: Aparecida Santana de Souza Chiari. 2023. 134 p. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2023. Disponível em: https://posgraduacao.ufms.br/portal/trabalho-arquivos/download/11554. Acesso em: 23 dez. 2023.
NISHIMOTO, Hironori. SILVA, Marco Antonio Pereira. A Importancia do Ábaco e sua Aplicação no Ensino-Aprendizagem da Aritmética. Dissertação (Licenciatura em Matemática - Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá - UNESP). 2006.
SANTOS, Tatiana Vasques Camelo dos; WERNER, Eduardo. RESULTADO DO TREINO COGNITIVO COM O SOROBAN– RELATO DE CASO. Anais do Simpósio de Enfermagem, [S. l.], p. 2, 13 maio 2019. Disponível em: https://pensaracademico.unifacig.edu.br/index.php/simposioenfermagem/article/view/1126. Acesso em: 18 jun. 2023.
SOUSA, A. S.; OLIVEIRA, S. O.; ALVES, L H.. A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA: PRINCÍPIOS E FUNDAMENTOS. Cadernos da Fucamp, v.20, n.43, p.64-83/2021. Disponível em: https://revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/2336. Acesso em: 11 Ago. 2022.
TÉJON, Fernando. Manual para uso do ábaco japonês. Ponferrada - Espanha: Editerio Krayono, 2007. 115 p.
XAVIER, Tayná Maria Amorim Monteiro. O SOROBAN COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO. Anais do CONAPESC, 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista ENSIN@ UFMS o direito de primeira publicação.
- Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada do artigo (por exemplo, em um repositório institucional ou em um livro), seguindo os critérios da licença Creative Commons CC BY–NC–SA e um reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Ensin@ UFMS.
- Os autores são permitidos e incentivados a distribuírem livremente os artigos publicados na Revista Ensin@ UFMS em suas páginas pessoais e em repositórios institucionais de divulgação científica, após a publicação, sem qualquer período de embargo.
A Revista ENSIN@ UFMS se reserva o direito de publicar os artigos em seu site ou por meio de cópia xerográfica, com a devida citação da fonte.

_(1)_(1).png)
_(1)1.png)
_(2).png)
.png)
_(1).png)
.jpg)