A alternância pedagógica em educação do campo: dificuldades e possibilidades de uma experiência em construção

  • Mariana Esteves de Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Educação do Campo, Pedagogia da Alternância, Emancipação, Reprodução, Escola Agrícola

Resumo

Neste texto, propomos uma reflexão acerca do potencial que a Pedagogia da Alternância, aplicada à Educação do Campo, tem para constituir o paradigma educativo emancipador, requerido pelo núcleo originário do movimento camponês nas escolas do campo. Para dimensionar a prerrogativa transformadora que a metodologia implica (ou não), analisamos a experiência do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio em Alternância, desenvolvido na Etec de Andradina – SP, por meio de um olhar sobre sua implantação, sua estrutura, currículos e práticas escolares. Ao observarmos os vínculos da instituição com o agronegócio e outras demandas de mercado, percebemos as contradições deste processo e buscamos as brechas e resistências que nos permitiram relativizar os limites que se apresentaram.

Biografia do Autor

Mariana Esteves de Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Licenciada, Mestre  e Doutora em História; Professora adjunta do Curso de História da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas  (UFMS/CPTL). 

Publicado
2017-12-30
Como Citar
OLIVEIRA, M. E. DE. A alternância pedagógica em educação do campo: dificuldades e possibilidades de uma experiência em construção. Revista Ensin@ UFMS, v. 1, n. 2, p. 26-41, 30 dez. 2017.