CONHECENDO A GEOGRAFIA NA ESCOLA: O ENSINO EM UMA ESCOLA DE TRÊS LAGOAS/MS

  • Patrícia Félix de Araújo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas (UFMS/CPTL)
  • Edvander Cruz Ortuzal Ormos
  • Valéria Rodrigues Pereira

Resumo

Este trabalho é resultado de uma pesquisa proposta pela disciplina de Prática de Ensino I do Curso de Licenciatura em Geografia e teve por objetivo analisar o que e como se ensina Geografia na atualidade. Essa investigação foi realizada no primeiro semestre de 2016 em uma escola do município de Três Lagoas/MS, e possibilitou reconhecer como a geografia é trabalhada na escola e se os alunos conseguem compreender a relação dos conteúdos com o seu cotidiano. Além disso, ao final do trabalho foi desenvolvido um material didático para contribuir com o ensino na disciplina na escola participante da pesquisa. Constatamos a importância de aulas práticas e participativas por promover uma geografia viva, que interage com as constates mudanças do mundo, substituindo a prática tradicional e possibilitando ao aluno refletir sobre o espaço produzido, e as relações entre sociedade e natureza.PALAVRAS- CHAVE: Prática de Ensino; Pesquisa; Material didático

Biografia do Autor

Patrícia Félix de Araújo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas (UFMS/CPTL)
Geografia