ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MÚSICA: decompondo a prática para tornar visível o conhecimento pedagógico

  • Marcus Vinícius Medeiros Pereira Universidade Federal de Juiz de Fora. Vice-Diretor da Faculdade de Educação
Palavras-chave: Formação de professores de musica, Estagio supervisionado, Densidade semantica, LCT

Resumo

Um dos grandes desafios na formação de professores de música no Brasil é superar a crença arraigada de que saber música é o que realmente importa para ser um bom professor. Dessa crença resulta uma desvalorização do conhecimento pedagógico que acaba por tornar-se invisível para os professores em formação. Nesse texto, apresento uma atividade que tenho realizado na disciplina de estágio supervisionado em música, na Universidade XXX, que se baseia no conceito de decomposição da prática como possibilidade de tornar o conhecimento pedagógico visível para os estagiários, contribuindo para que este pudesse ser mobilizado na análise das observações realizadas. Para isso, ferramentas conceituais da LCT têm sido trabalhadas com os estudantes como recursos para a análise da ação pedagógica. Exemplos de textos analíticos produzidos por alguns licenciandos em música que participaram dessa atividade são trazidos para ilustrar o seu impacto positivo no seu pensamento crítico. A atividade tem contribuído, ainda, para valorizar a docência como profissão com conhecimentos próprios, e não como efeito colateral da formação do artista.

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Biografia do Autor

Marcus Vinícius Medeiros Pereira , Universidade Federal de Juiz de Fora. Vice-Diretor da Faculdade de Educação

Professor Associado da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. É doutor em Educação (UFMS) e Mestre em Música (UFMG), e seus interesses de pesquisa são o currículo e a sociologia da educação musical e da cultura. Integra o corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFJF e do Programa de Pós-Graduação em Música da UnB. É o líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Observatório das Práticas Musicais. Foi presidente da Associação Brasileira de Educação Musical nas gestões 2017 – 2019 e 2019 – 2021

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Publicado
2022-09-27
Como Citar
Medeiros Pereira , M. V. (2022). ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MÚSICA: decompondo a prática para tornar visível o conhecimento pedagógico. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 28(55), 66-93. https://doi.org/10.55028/intermeio.v28i55.17237