As contribuições de uma educação musical efetiva para o desenvolvimento comunicativo infantil
Resumo
O objetivo desse texto é evidenciar as contribuições de uma educação musical efetiva para o desenvolvimento comunicativo na infância, destacando a relevância da música como área de conhecimento no contexto escolar. Partindo da análise de alguns aspectos da aquisição da linguagem, o trabalho estabelece conexões com as oito habilidades do Processamento Auditivo Central (PAC), explorando de que forma as atividades musicais podem influenciar positivamente o desenvolvimento dessas competências. Sob a perspectiva da Teoria dos Códigos de Legitimação (Maton, 2014), com foco na dimensão da Autonomia, são analisadas práticas pedagógicas no âmbito da educação infantil que integram o fazer musical ao desenvolvimento global da criança. Os resultados indicam que a música, trabalhada como área de conhecimento específica, contribui para o fortalecimento das habilidades comunicativas – fundamentais para as linguagens falada, escrita e musical –, o que permite aos professores refinar suas estratégias de ensino, promovendo uma valorização consistente da educação musical nas escolas.
Downloads
Referências
BENÍTEZ, María Angélica; ABRAHAN, Verónika Mariana Díaz; JUSTEL, Nadia Romina. Beneficios del entrenamiento musical en el desarollo infantil: una revisión sistemática. Revista Internacional de Educación Musical, n. 5, p. 61 - 68, 2017.
COSTA, Maria Angélica de Toledo Calderano. Fonoaudiologia e educação musical: um diálogo que favorece o aluno e o professor de música na educação infantil. Dissertação em Música. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Música, Programa de Pós-graduação em Música, 2018.
ELLERY, Karen. Becoming active and independent science learners – Using autonomy pathways to provide structured support. In: BLACKIE, Margaret A. L.; ADENDORFF, Hanelie; MOUTON, Marnel. Enhancing Science Education – Exploring Knowledge Practices with Legitimation Code Theory. London and New York: Routledge, 2023, pp. 21 – 38.
HALLAM, Susan. The power of music: Its impact on the intellectual, social and personal development of children and young people. International Journal of Music Education, v. 28, n. 3, p. 269 - 289, 2010.
ILARI, Beatriz. A música e o cérebro: algumas implicações do neurodesenvolvimento para a educação musical. Revista da ABEM, Porto Alegre, v.9, p.7-16, set. 2003.
KRAUS, Nina; HORNICKEL, Jane; STRAIT, Dana L.; SLATER, Jessica; THOMPSON, Elaine. Engagement in community music classes sparks neuroplasticity and language development in children from disadvantaged backgrounds. Frontiers in Psychology, v. 9, p. 1 - 9, 2014.
LENT, Roberto. Cem Bilhões de Neurônios? Conceitos fundamentais de neurociência. 2. ed. São Paulo: Atheneu, 2010.
MATON, Karl. Making semantic waves: A key to cumulative knowledge-building. Linguistics and Education, v. 24, n. 1, p. 8-22, 2013. Disponível em: https://legitimationcodetheory.com/wp-content/uploads/2018/06/2013Semantic-wave-packet.pdf. Acesso em: 24 nov. 2024.
MATON, K. Knowledge and knowers: towards a realist sociology of education. London: Routledge, 2014.
MATON, Karl; HOWARD, Sarah K. Autonomy: the next phase of dialogue between systemic functional linguistics and Legitimation Code Theory, Journal of World Languages, v. 6, n. 1-2, 2020, p. 92 – 112. Disponivel em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/21698252.2020.1720160 Acesso em 24 de julho de 2023.
MOMENSOHN-SANTOS, Teresa Maria Momensohn; RUSSO, Iêda Chaves Pacheco (Org.). Prática da Audiologia Clínica. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
PATEL, I. Music and the brain. In S. Hallam, I. Cross, & M. Thaut (Eds.), The Oxford handbook of psychology of music. Oxford: Oxford University Press, 2009, pp. 208–216.
PEREIRA, Liliane Desgualdo. Inter-relação Processamento Auditivo e Linguagem. In: MARCHESAN, Irene Queiroz; SILVA, Hilton Justino; TOMÉ, Marileda Cattelan. Tratado das Especialidades em Fonoaudiologia. São Paulo: Guanabara Koogan, 2014.
PEREIRA, Marcus Vinícius Medeiros. Música como recurso ou como área de conhecimentos: uma análise comparada de atividades integrativas em materiais didáticos. Revista da ABEM, [s.l.], v. 31, n. 1, e31119, 2023. DOI: 10.33054/ABEM202331119. Disponível em: https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/1268. Acesso em: 5 dez. 2024.
QUEIROZ, Luis Ricardo Silva. Música na escola: aspectos históricos da legislação nacional e perspectivas atuais a partir da Lei 11.769/2008. Revista da ABEM, Londrina, v. 20, n. 29, pp. 23 – 38, jul.dez. 2012. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaa bem/article/view/88. Acesso em 24 de novembro de 2024.
RUSSO, Iêda Chaves Pacheco; MOMENSOHN-SANTOS, Teresa Maria. Audiologia Infantil. 4.ed. São Paulo: Cortez, 1994.
SALMON, Angela. Using music to promote children's thinking and enhance their literacy development. Early Child Development and Care, v. 180, n. 7, August 2010, p. 937 - 945.
STAMPA, Mariângela. Aprendizagem e desenvolvimento das habilidades auditivas: entendendo e praticando em sala de aula. 2ª ed. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2015.
VALE, Sara Paraguassu Santos do. Práticas musicais na educação infantil: investigando o habitus de pedagogas em uma escola do DF. Tese em Educação. Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2024.

