As contribuições de uma educação musical efetiva para o desenvolvimento comunicativo infantil

  • Maria Angélica de Toledo Calderano da Costa Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Luana Roberta Oliveira de Medeiros Pereira Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Marcus Vinícius Medeiros Pereira Universidade Federal de Juiz de Fora
Palavras-chave: Educação musical, Processamento auditivo central, Educação infantil, Teoria dos códigos de legitimação, Dimensão de autonomia

Resumo

O objetivo desse texto é evidenciar as contribuições de uma educação musical efetiva para o desenvolvimento comunicativo na infância, destacando a relevância da música como área de conhecimento no contexto escolar. Partindo da análise de alguns aspectos da aquisição da linguagem, o trabalho estabelece conexões com as oito habilidades do Processamento Auditivo Central (PAC), explorando de que forma as atividades musicais podem influenciar positivamente o desenvolvimento dessas competências. Sob a perspectiva da Teoria dos Códigos de Legitimação (Maton, 2014), com foco na dimensão da Autonomia, são analisadas práticas pedagógicas no âmbito da educação infantil que integram o fazer musical ao desenvolvimento global da criança. Os resultados indicam que a música, trabalhada como área de conhecimento específica, contribui para o fortalecimento das habilidades comunicativas – fundamentais para as linguagens falada, escrita e musical –, o que permite aos professores refinar suas estratégias de ensino, promovendo uma valorização consistente da educação musical nas escolas.

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Biografia do Autor

Maria Angélica de Toledo Calderano da Costa, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF, mestre em Música (Educação Musical) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (2018), Licenciada em Música pelo Conservatório Brasileiro de Música – CBM-CEU / RJ (2015). Especialista em Educação Musical pelo Conservatório Brasileiro de Música – CBM-CEU / RJ (2014). Graduada em Fonoaudilogia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora – CES/JF (2008). Especialista em Linguagem pela Universidade Veiga de Almeida – UVA/RJ (2012) e Técnica em Música pelo Conservatório Estadual de Música Haidèe França Americano – habilitação em Piano (2010). Integra do Grupo de Estudos e Pesquisas Observatório das Práticas Musicais. É professora de música das etapas da Educação Infantil, Ensino Fundamental (anos iniciais e anos finais) da rede particular de ensino da cidade do Rio de Janeiro desde 2012.

Luana Roberta Oliveira de Medeiros Pereira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professora do curso de Música da Universidade Federal de Juiz de Fora, atual Coordenadora do Bacharelado em Música. Coordena o Projeto de Musicalização Infantil da UFJF, junto à Escola de Artes Pró-Música. Atuou como Professora no curso Educação do Campo na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Possui graduação em Música – Trompa, pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006) e mestrado em Música – Educação Musical, pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010). Doutora em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2024), atuando principalmente nos seguintes temas: educação musical, musicalização para/com bebês, formação de professores.

Marcus Vinícius Medeiros Pereira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui graduação em Música – Bacharelado em Piano pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005), mestrado em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2012). É professor associado da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, atuando como professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação. Integra também o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Música da UnB. Lidera o Grupo de Estudos e Pesquisas Observatório das Práticas Musicais, e é membro associado do LCT Centre for Knowledge-Building, coordenando o grupo LCT Brazil. Há 10 anos é o diretor artístico do prestigiado Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga de Juiz de Fora. Foi presidente da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) entre 2018 e 2021. Atualmente é o Pró-reitor de Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora.

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Publicado
2025-02-20
Como Citar
de Toledo Calderano da Costa, M. A., Oliveira de Medeiros Pereira, L. R., & Medeiros Pereira, M. V. (2025). As contribuições de uma educação musical efetiva para o desenvolvimento comunicativo infantil. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 30(60), 175-197. https://doi.org/10.55028/intermeio.v30i60.22398